Quem somos
e aonde estamos?

São 13 profissionais por todo Brasil,
com muita experiência em varejo e serviços.
Gente generosa, entusiasmada e com muita pegada!

Angelica Majado

Estudou Comunicação Social, Publicidade e Propaganda na USJT. Se encantou com a área de Marketing e Varejo, por lá ficou e se especializou pela FIA. Começou sua carreira estagiando na indústria de bebidas contando tampinhas resgatadas em campanhas promocionais. Trabalhou nas mais diversas áreas de interface comercial, merchandising e trade marketing, dos mais diversos canais de comercialização. Cresceu na área de desenvolvimento de mercado. Na sequência, numa empresa brasileira, teve a oportunidade de conduzir times operacionais em território nacional trabalhando em todos os segmentos da empresa e seus respectivos canais. Seu maior desafio era trazer as melhores práticas de execução de mercado de uma multinacional para o Brasil. E para começar: desenvolver e criar uma nova cultura de trabalho. Hoje carrega na bagagem 16 anos de trabalho na área trade marketing  e junto com tudo isso uma vontade imensa de construir e defender causas e continuar aprendendo com elas.

Cláudia Azevedo

Formação em Administração pela UFRJ e Ciências Biológicas pela UERJ. Além de cursos de extensão nas áreas de marketing e serviços, fez o curso Construindo uma Cultura de Excelência em Serviços pelo Disney Institute. No varejo começou atuando como vendedora e em seguida Coordenadora de Vendas, Gerente de Vendas e Compradora em lojas como Philippe Martin, La Bagagerie, Mesbla, Chocolate e Bill Bross. Foi Gerente Administrativa e de Marketing na Praça de Alimentação C&A Copacabana. Atualmente é Consultora e Coordenadora de Projetos e da área de Conteúdo da Ponto de Referência.

Edmour Saiani

Estudou engenharia mecânica no ITA, fez pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Sócio fundador da Ponto de Referência com foco em suporte à construção de Cultura e implantação de Gestão de Atendimento e Serviços. Além disso é sócio proprietário da Nicho de Bichos Pet Shop. Autor dos livros que sustentam a cultura e são a base conceitual do trabalho da Ponto de Referência: “Loja Viva – revolução no pequeno varejo brasileiro” (Editora Senac) que ajuda companhias atenderem melhor, “Ponto de Referência – como ser o nº 1 e não mais 1” (Editora Pearson), que ajuda pessoas e companhias a fazerem diferente e o mais recente é “Marcas Simbióticas” – um manual de transformação para marcas que querem atender bem, se diferenciar e construir um mundo melhor para nossos netos.

Fabiana Grimaldi

Estudou Comunicação Social na UNIFACS. Gostou tanto que resolveu continuar estudando e fez pós-graduação em Marketing pela ESPM e depois em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano pela UNIPAZ  Como executiva, ajudou a construir histórias de evolução em companhias nacionais e multinacionais, com foco em merchandising, vendas e promoções, sempre para melhorar a vida de quem trabalha na ponta. Depois de mudar várias vezes na vida profissional descobriu porque veio ao mundo: ajudar o Brasil a ter o melhor atendimento do mundo. Criou coragem,  largou a vida corporativa e migrou pra Ponto de Referência, empresa de quem ela foi cliente enquanto executiva.

Lais Bisordi

Estudou Marketing na ESPM, depois resolveu ampliar a bagagem de gestão com MBA no Insper. Começou sua carreira em Pesquisa de Mercado, foi para o Varejo, onde desenvolveu carreira na área de Produtos na Riachuelo. Já foi empreendedora no segmento de beleza e entretenimento. Ampliou a vivência com pequenas empresas como consultora do Sebrae. Trouxe a visão de negócios para a vida de consultoria, onde tem atuado por vários anos, atendendo de gigantes do Varejo e Serviços, a empresas que vão chegar lá. Treinamento é outro aspecto onde coloca sua alma e vocação, apoiando líderes no desenvolvimento e integração de suas equipes em torno da Causa das Marcas, ajudando a construir atitude e espírito de agir e atender melhor.

Marcos Felício

Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo – FASP. Resolveu se aprofundar em  negócios e fez pós em Administração de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Depois de 16 anos de vida executiva em empresas de TI e Telecom; em várias áreas e funções; mudou para Goiânia/GO e encarou Trabalhar Por Conta Própria. Desenvolveu e implantou estratégias de Marketing de Relacionamento em empresas de variados segmentos. Além de ter passado pela docência na pós-graduação da ESPM-SP, UNIVERSO e Faculdade ALFA. Está há 5 anos como consultor regional da Ponto de Referência.

Mônica Pontalti

Estudou Comunicação Social e Marketing na UBC e se Formou Internacionalmente em Design de Serviços -Live|Work. Como profissional tem 20 anos de experiência como gerente de marketing e produtos no segmento educacional e educação corporativa. Trabalhou em empresas como a Escola Fazendo Arte, Interconnection Vídeos Educativos, Sigla Editora e Grupo Cipa. Coordenou os Programas de trainees do Unibanco (por 5 anos). Atualmente é Regional SP da Ponto de Referência. Desenvolve Programas de Formação e Desenvolvimento. Facilitadora em treinamentos e workshops. Fez ciclo de palestras em Shoppings (Santa Cruz, ABC, Iguatemi, Central Plaza e SCN). Foi coordenadora em visitas técnicas para grupos de lojistas em NY /NRF.

Norma da Matta

É Matemática por formação, mas marketeira por convicção. Começou a carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Mas ao longo da carreira técnica se apaixonou pela Internet e pelo mundo digital e resolveu se dedicar a isso. Descobriu um novo marketing, o matemarketing e o mundo figital que mistura a experiência digital com a do mundo real. Trabalhou em grandes portais como Terra e iG. Hoje está em duas universidades (UVA e UNESA) formando novos profissionais de marketing digital.

Paulo Mendonça

Formado em Administração pela UFF e com MBA na Maharishi University of Management. Ainda no MBA começou a pensar em franquias e, quando voltou ao Brasil, mergulhou no setor trabalhando para a Pizza Hut com atendimento a clientes em 3 segmentos: salão, delivery e express. Hoje usa tudo o que aprendeu para ajudar franquias brasileiras a serem simbióticas e a oferecerem mais aos seus clientes e, assim, ganhando reputação com melhores resultados. É também Diretor de Capacitação em Franchising da ABF Rio, professor de Franchising da pós-graduação da ESPM e do IAG PUC, além de lecionar Propostas Comercias no MBA de Gestão Corporativa do Senac

Solange Nunes

Estudou Informática no ITA. Resolveu estudar mais e ao longo de sua vida fez Master Avatar na Star’s Edge Inc. no Estados Unidos,além de Personal Executive Coach pela Integrated Coaching Institute e  treinamento de Constelação Organizacional Sistêmica pela Mimansa Erika Farny, Personal & Professional Coach – IBC, Sebrae – Empretec. Como profissional tem 18 anos de experiência em treinamentos em Liderança e Vendas. Trabalhou na Integral Desenvolvimento Humano, como facilitadora de processo cognitivo, com equipe gerencial.  Atuou como ativadora do curso Gestão Prática de Varejo em SJC e Taubaté. É Conselheira do Conselho da Mulher Empreendedora de SJC e atua como Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Empreendedor. Associada  Fundadora do INVOZ – Instituto Ozires Silva

Vania Carvalho

Formada em comunicação social pela UFRJ, com ênfase em publicidade, propaganda e relações públicas. Fez Pós graduação na FGV, além de especializações no Ibmec e na Darden School, da universidade de Virginia (USA).Ao longo da sua trajetória profissional, de mais de 35 anos, ocupou posições executivas em grandes empresas nacionais e multinacionais como L’oréal, Intelig Telecom, Unilever, Brasif, Senac Rio. Trabalhou em  duas grandes agências de propaganda – Almap e Salles/Publicis – atendendo clientes como Varig, Bradesco Seguros, Carrefour, Ibeu, posicionando e criando relevância para essas marcas no mercado. Ao longo de sua carreira, foi confirmando mais e mais que a transformação dos negócios e das marcas só se dá através da liderança inspiradora e de pessoas engajadas com uma causa.

Conheça os bastidores da Ponto de Referência no Rio de Janeiro: uma galera que entrega com competência e com todo o carinho do mundo o que deve ser feito! Toda hora, todo dia.