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Aplicativo que ajuda a vender mais

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UaugoMais | 3/13/2014

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Aplicativos têm se tornado uma vantagem competitiva e fonte de engajamento e vendas para marcas que conseguiram desenvolver algo que seus Clientes amem e usem!

Um exemplo bem sucedido é o Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo.

Até o momento já são mais de 10 milhões de usuários ativos (sendo 7,3 milhões residentes nos E.U.A) usando o aplicativo do Starbucks para pagar por comida e bebidas vendidas em suas lojas.

A estratégia mobile, da rede, tem ajudado a transformar novos consumidores que receberam “gifts cards” (amigos que compram e presenteiam seus amigos com cafés no Starbucks via o aplicativo, por exemplo) em membros do programa de relacionamento da marca através do aplicativo.

Outro fato relevante a se considerar é que metade dos usuários do aplicativo são “gold members”(da classe ouro) ou seja, fazem 30 compras usando o aplicativo, que está ligado ao programa de relacionamento My Starbucks rewards, por ano, no mínimo.  Em troca, esses Clientes ganham uma bebida grátis ou comida a cada 12 compras, além de ter acesso a ofertas exclusivas.

As compras no aplicativo (mobile) e no starbucks card (esse já funcionando no Brasil) já representam 30% do total dos pagamento efetuados nos E.U.A.

Abaixo algumas imagens do aplicativo que já funciona integrado com o programa de relacionamento da marca.  A cada compra, estrelinhas preenchem o copo de café; quando ele está cheio (depois de 12 compras), você ganha automaticamente uma bebida ou comida.


starbucks-large-rectangle

Uma coisa bem bacana é que o aplicativo é integrado com a sua conta através de cadastro efetuado no site da empresa.  Cadastrando seus dados de cartão e/ou conta bancária, você efetua suas compras nas lojas, apenas com o aplicativo e o valor é debitado automaticamente no seu cartão.  Mais ou menos como funciona com a iTunes store.  Eu usei nos E.U.A e é realmente uma experiência muito bacana! A sua compra no aplicativo gera um código que é lido pela leitora no caixa e pronto!

Starbucks-Makeover-WIP

phone-scan

Já falei aqui de outras inovações bem bacanas do Starbucks como por exemplo a possibilidade de você comprar um café para um amigo via twitter.  O tweet-a-coffee. Se você não leu, é só clicar no link ao lado: http://fredalecrim.com.br/2013/12/12/como-usar-o-twitter-para-vender-mais/

Também já havia falado aqui como o Starbucks criou o ambiente para estimular o uso de aplicativos e internet nas suas lojas, investindo em internet gratuita e veloz nas lojas.

Clica aqui para ler: http://fredalecrim.com.br/2013/08/21/exemplo-de-como-melhorar-a-experiencia-de-compra-do-cliente/

Abaixo a tela do aplicativo na parte do programa de relacionamento

starbucksmobile

Uma novidade do aplicativo é que, após efetuar a compra o Cliente vai poder dar gorjetas ao barista.

Esta ação poderá ser feita até duas horas depois do pagamento efetuado no caixa.

starbucksapp

O que faz o aplicativo da Starbucks ser um sucesso?

1. Programa de relacionamento (reconhecimento)

> Ter integrado ao aplicativo o programa de relacionamento (alguns chamam de programa de fidelidade) da marca faz uma grande diferença.  A cada compra é possível ver em tempo real sua pontuação e quando você já tem direito a prêmios.  É possível, também, receber ofertas exclusivas.  Isso acaba gerando uma preferência do Cliente com a marca.

2. Pagamento

> É possível pagar suas compras no Starbucks com o aplicativo.  Já são mais de 10 milhões de usuários ativos gerando mais de 4 milhões de dólares em faturamento.

É importante, também, que um aplicativo tenha o localizador de lojas, o cardápio (no caso de um restaurante) e as informações nutricionais dos produtos.  Em alguns já é possível fazer o pedido, não só pagar!

E aí? o seu negócio já possui um aplicativo?

Se você está pensando em desenvolver o seu, não esqueça das dicas acima e claro, pense sempre em criar coisas que o seu Cliente vai amar e vai querer usar, muito.  Seja um site, seja um perfil nas redes sociais ou um aplicativo, só vai ser bacana se com ele a sua marca conseguir engajar os Clientes, melhorar a reputação do negócio e com isso melhorar o relacionamento com os Cliente e conseguir mais e melhores resultados! 


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