Ponto de Referência

Natal

Natal – chaminés física e digital

O Papai Noel é outro depois da pandemia. Se antes as entregas eram feitas na grande maioria via loja é de se esperar que nesse ano o natal seja híbrido como nunca. O físico vai se contaminar de digital definitivamente.

Em anos anteriores ao falar de natal usávamos os pilares Espírito de Natal, Equipe, Operações, Comunicação e Produto. Acho que os pilares não mudaram. O que mudou é que em cada pilar temos que subdividir as ações entre físico e digital.

 

Espírito de Equipe

É aquele sino que bate quando chega o natal. O mais normal é isso acontecer no início de dezembro, mas quanto antes você começar a trabalhar com a sua equipe mais cedo eles vão se agilizar para tudo o que tem que ser feito. Eu sempre começo com uma carta para o Papai Noel com tudo que desejo pra esse natal. Uma consequência no digital é que mais do que nunca você vai poder convidar seus Clientes a virem para a loja, site ou app usando as redes sociais e WhatsApp.

 

Equipe

Todos têm que ser muito competentes. Se você ainda tiver alguém não competente com chance de ser dê uma chance. Se não troque antes do natal usando a possibilidade de testar os extra-natal, ou contratar algum com o fim de substituir alguém que tenha que ser excluído.

Todos na equipe têm que conhecer todos os meios digitais que a sua empresa use. Só assim eles estarão seguros para recomendar esses meios para os Clientes. Sem medo.

 

Operações

Todo mundo sabe o trabalho que dá se preparar para essa data. Desde embalagem até turnos mais longos, a operação do natal cansa. Por isso tem que ser muito bem planejada. Um check-list vai ajudar muito. Ainda mais se você pedir ajuda de quem participou de natais anteriores. Faça um diário de bordo contando tudo o que acontecer. Vai ajudar no check-list do ano que vem. Memória operacional. Mais do que isso, no natal híbrido, alguém tem que estar pronto para executar e manter vivo e dinâmico o esforço digital. Se um site muda uma vez por trimestre normalmente, no natal a frequência tem que aumentar muito. O mesmo com redes sociais que tem que ser renovadas a cada novo olhar do consumidor. Se ele não sentir esse frescor de ideias ele não se sentirá inspirado a aprofundar o relacionamento com a marca até comprar.

Muito importante é a logística de suporte a todas as ações digitais para que o seu Cliente tenha o menor número de problemas possível com cada processo de compra e entrega.

 

Comunicação

O espírito de natal tem que estar carimbado na sua marca. Embalar a loja para o natal é clássico. Você tem que fazer isso senão o Cliente não vai achar que Papai Noel está nela. A comunicação física no natal é o que faz sua marca entrar na escolha do Cliente para comprar os presentes. Banner, vitrine, sinalização de preços, cartazes, embalagens, tudo com cara de natal, dentro do seu posicionamento e do design integrado que você escolher. Faça isso profissionalmente. Se você não tiver recursos internos, peça ajuda. Vale a pena. É o maior retorno de investimento que você pode ter. Só que, de novo, vem o digital. Suas redes, site e toda comunicação digital têm que estar embalados para o natal também. O site com a cara da loja, a loja com a cara do site. Tudo inspirando o Cliente no momento do contato com cada ponto de relacionamento com a marca.

Provavelmente, como já mencionamos nos itens anteriores, a comunicação digital vai ser o maior esforço que você vai fazer no natal deste ano. Não se esqueça, CRM vivo e muito diálogo dos vendedores com seus respectivos Clientes para restabelecer relações que aconteceram durante o ano, ou não, mas podem acontecer agora. Via WhatsApp ou o meio que seu Cliente escolheu.

 

Produto

Aqui a chave de sucesso é inovação. Claro que os produtos básicos que você vende têm que estar presentes. Eles também podem ser presentes para alguém. Mas os Clientes leais já têm esses produtos básicos, então você deverá ter produtos que não vendeu o ano todo para temperar seu sortimento e apresentar alternativas para quem gosta e compra muito de você. Sua vitrine e suas redes sociais estarão tão atraentes quanto você tenha esses produtos diferentes para mostrar. O Cliente mede sua competência em produtos por quanta novidade você lança.

Não se esqueça da máxima, produto bem barato para o amigo secreto, produto de preço intermediário para o amigo de verdade e produto de preço superior para o meu presente ou dos entes mais queridos da minha vida.

 

Em poucas palavras, dicas para o seu natal ser mais bem-sucedido. Troque muito com todos da equipe, compartilhe suas preocupações e ganhe aliados para tornar o evento um grande sucesso.

Boas vendas, muitos likes e melhores recomendações.

 

Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

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