Ponto de Referência

Quais os fatores influenciam a conversão de matrículas nas Instituições de Ensino?

Muito além da excelência acadêmica, existem diversos aspectos que influenciam a percepção de alunos e responsáveis e afetam os resultados das I.E. (instituições de ensino).

No processo de conversão de matrículas:

Acesso:

Responsável poder escolher o meio de contato e ser atendido com prontidão:

  • Amplitude dos canais disponíveis
  • Facilidade de contato (chat, whatsapp; formulário site, e-mail e telefone indicados facilmente no site e disponíveis para acesso, com prontidão)

Disponibilidade

  • Respostas ágeis, esclarecedoras e acolhedoras nos canais à distância
  • Facilidade de agendar visita: agendas disponíveis com prontidão, não restritivas e que se acomodem à necessidade do aluno/família

Profissionalismo

  • Identificação adequada da instituição e do atendente
  • Linguagem adequada (frases completas, bem pronunciadas, com correção gramatical e sem excesso de informalidade ou proximidade excessiva)
  • Domínio do processo de atendimento, informações completas, postura segura, sem hesitação ou improviso

Interesse demonstrado

  • Escuta ativa, sem interrupção, entendimento claro da necessidade do aluno, tratamento pessoal e humanizado
  • Demonstração de interesse em receber o aluno

Aspectos tangíveis

  • Avaliação das instalações – infraestrutura educacional, recursos disponíveis, limpeza/ conservação, atualização, organização dos ambientes (de recepção a salas de aula e ambientes de aprendizagem)
  • Materiais pedagógicos
  • Apresentação pessoal da equipe
  • Cuidado com os alunos e funcionários observado no ambiente escolar

Acolhimento e Individualização:

  • Cordialidade, carinho e interesse demonstrado no aluno e na família
  • Tratamento pelo nome (todos os envolvidos na visita)

Interesse em conhecer o futuro aluno

  • Capacidade de compreender necessidades, expectativas e aspectos que alunos ou responsáveis valorizam na educação e demonstrar de que forma a IE pode contribuir com o aluno
  • Proximidade demonstrada na interação com alunos e funcionários durante uma visita

Clareza e segurança na apresentação da proposta pedagógica

  • Segurança e autoridade de quem apresenta a escola
  • Domínio dos diferenciais e de como a escola contribui para formação do indivíduo. Demonstração, de forma clara e objetiva, das práticas que entregam os diferenciais.

Ser capaz de transmitir a proposta de valor e efetivar a matrícula

  • Capacidade de transmitir com clareza a promessa e o valor da instituição
  • Disponibilidade para atender e esclarecer dúvidas o quanto necessário, balanceada com habilidade na condução do fechamento

Conclusão

Como alinhar todos estes fatores e entregar uma experiência rica e acolhedora para alunos ou famílias?
Mais do que ter processos de atendimento bem definidos e pessoas treinadas para o atendimento, é preciso criar espírito de agir e atender melhor. Este é o aspecto mais desafiador, porém possível e gratificante quando se constrói uma cultura favorável.

Desenvolver liderança inspiradora, que saiba atrair, manter e desenvolver as pessoas certas.

Entender as vocações e motivações de cada um e abrir o diálogo entre os líderes e as equipes, para que as pessoas queiram fazer o melhor, sem ninguém olhando ou mandando.

Construir juntos, liderança e equipe, a causa de atendimento da IE e o entendimento do que a instituição entrega de melhor, desenvolve orgulho nas pessoas e facilita a todos transmitir com clareza o valor da instituição nas várias oportunidades de interações com alunos ou famílias.

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Lais Bisordi [email protected]

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