Após 4 anos reforçando sua independência e ampliando relacionamentos diretos com o consumidor, a Nike está restaurando seu relacionamento com os varejistas.
Desde 2018 a Nike cortou 50% de suas parcerias com atacado. Nos últimos anos a marca de tênis e vestiário lançou e continuou a investir em formatos de loja modernos, como as Nike Live, hiperlocais e conectadas digitalmente, suas flagships House of Innovation e as Nike Unite, voltadas para comunidades locais.
Contudo, o posicionamento dos últimos anos está se transformando. Em uma apresentação em maio, Daniel Heaf, vice-presidente da Nike Direct , disse: “As pessoas sempre me perguntam: você é um negócio direto ou atacadista? E a verdade é que escolhemos os dois.”.
De acordo com o Wall Street Journal, a Nike ampliou as parcerias com varejistas como a Macy’s e a proprietária da DSW, Designer Brands.
Dessa forma, os novos acordos podem fazer parte da “próxima fase” da estratégia de mercado da Nike delineada em março.
De acordo com o Business Insider, o CFO da marca, Matt Friend disse que “parceiros atacadistas” desempenhariam um “papel integral”, “primeiro, para autenticar nossas marcas e depois para criar escala de distribuição por meio de uma experiência consistente do consumidor em uma área de varejo maior”.
Fonte: Business Insider e Mercado e Consumo