Tendências de E-commerce 2024

O e-commerce está em pleno crescimento e expansão. As lojas que ainda não criaram sua versão digital podem perder espaço ao longo dos anos, já que boa parte dos consumidores preferem esse tipo de contato, pelo menos em alguma parte da jornada de compra.

Reunimos algumas informações e insights da pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box sobre as Tendências de E-commerce. As empresas ouviram em maio de 2023 mais de 2.000 consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais.

 

Primeiro, olha só a frequência de compra no e-commerce dos entrevistados.

 

Para se diferenciar nesse mercado, é preciso criar estratégias para ganhar fãs da marca, sempre pensando na experiência do cliente.

Entregar um bom preço em um frete barato não é mais uma questão de diferenciação, é o básico para entrar na concorrência.

Por outro lado, alguns fatores como a facilidade de compra, a forma de pagamento, a descrição detalhada do produto, a reputação em sites especializados e a agilidade no atendimento seguem como pontos de atenção para quem quer fazer a diferença e se destacar da concorrência. Todos esses aspectos compõem uma experiência do cliente inesquecível.

 

Atendimento é tão importante para a experiência de compra no e-commerce quanto na loja física

38% dos clientes preferem o atendimento de chatbots quando estão navegando por uma loja.

WhatsApp vem logo atrás com 31% da preferência.

Outras redes sociais (13%), telefone (8%), ir à loja (5%), e-mail (5%) e outros canais (1%) são as opções menos procuradas.

 

Atendimento via chatbots

 

A tecnologia, quando aliada às necessidades e expectativas do consumidor, pode ser extremamente eficiente. Por isso, o atendimento via chatbot, robôs e assistentes virtuais tem sido cada vez mais comum no e-commerce como parte das estratégias de relacionamento e atendimento ao cliente.

 

É preciso ficar de olho nas necessidades e expectativas do consumidor e unir a comunicação proativa, o autoatendimento e o atendimento humano para aumentar as chances de sucesso na experiência do cliente.

De forma geral, quando os clientes buscam atendimento relacionado às suas compras online, 86% preferem falar com uma pessoa real. Apenas 14% preferem falar com um assistente virtual, robô ou chat bot.

 

O papel das redes sociais e seus anúncios

2 em cada 3 consumidores têm o hábito de pesquisar produtos para comprar nas redes sociais.

 

24% dos entrevistados utilizam as redes sociais não só pra pesquisar como pra comprar.

69% dos consumidores afirmam ter comprado a partir de anúncios

73% clicam nos anúncios para conferir, mas finalizam a compra depois.

 

O poder dos influenciadores

Você já parou pra pensar no poder dos influenciadores digitais no mundo do e-commerce?

Como verdadeiros formadores de opiniões os influencers testam, experimentam e compartilham dicas e suas experiências.

 

Live commerce ainda vale a pena?

A live commerce, funciona tanto para vender um produto ou serviço quanto para criar uma conexão com os espectadores. Uma boa oportunidade durante a live commerce é oferecer descontos, conteúdos específicos e até mesmo produtos exclusivos que ficam disponíveis apenas no período da transmissão. Sem falar de convidar influenciadores que se conectem com sua marca e seus clientes.

 

50% dos consumidores já compraram via live commerce.

As plataformas mais populares para as lives são Instagram (60%) e o Youtube (46%).

 

Segurança em primeiro lugar

92% dos consumidores já deixaram de comprar online por achar que a loja se tratava de fraude.

74% o fizeram mais de uma vez.

 

É importante seu e-commerce ter medidas de segurança visíveis como certificados SSL, selos de confiança e políticas de privacidade e segurança para transmitir confiabilidade e segurança.

 

Veja os fatores que geram desconfiança e prejudicam suas vendas.

 

42% dos entrevistados afirmam que já foram vítimas de golpe durante uma compra online.

Entre os golpes mais comuns estão: não receber o produto comprado (44%) e comprar em uma loja que não existe (43%).

Além disso, o principal desafio das marcas nesse sentido é vencer a desconfiança do cliente. 62% dos entrevistados sentem que o número de fraudes no e-commerce vem aumentando.

 

Você encontra a pesquisa completa sobre as Tendências de E-commerce 2024 clicando aqui.

 

Nós podemos te ajudar a conhecer o seu cliente, mapear os pontos de jornada dele com a sua marca, construir uma experiência inesquecível e tornar o atendimento o principal diferencial do seu negócio. No digital e no presencial. Para isso, ajudamos seus líderes a cuidarem do time que coloca tudo isso em prática. Clique aqui, tire suas dúvidas e contrate a Ponto de Referência.

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