Ir para o conteúdo
Edit Content
  • Home
  • Conteudo
Blog
Novidades
E-Books
Vídeos
O Que Está Por Trás Do Que Fazemos
  • Sobre nós
Como tudo começou
Método PR
Nosso manifesto
Mais retorno do que fazemos
Glossário
Nosso time
Edmour Saiani
  • Quem Atendemos
Varejo independente
Redes de varejo
Rede de Prestadores de serviços
Shoppings
Indústria de bens de consumo
Indústria de bens/ serviços
Distribuidoras
Franqueadores
Franqueados
Instituições
Escolas e instituições de ensino
  • Soluções
  • Presencial
Palestras
Workshops
Mentorias
Projeto
Transformação de Atendimento
  • À distância
Palestras
Workshops
Mentorias
  • Soluções mais procuradas

Método PR de provocar

e inspirar o aprendizado e mudança

A consciência, a aprendizagem e a mudança

O ser humano que evolui e dá certo passa por um ciclo infinito de aprendizagem e mudança.

Ele começa na fase “não sei que não sei” para “sei que não sei” , ou seja, a descoberta alimentada por curiosidade. Busca aprendizado. Aprende conceitos e ferramentas. Aplica, conecta com o que vive e faz.

Evolui para “sei que sei”. Num determinado momento se conscientiza de que o que sabe não funciona mais. E repete o ciclo com a consciência permanente de que: o que ele sabe é sempre muito menor do que ele não sabe.

A fase de aprendizagem segue a escada abaixo:

Subir todos os degraus da escada é a garantia de um ciclo realmente transformador de aprendizagem.

Cada um aprende do seu jeito: não o de quem ensina.

É muito importante aprender com Howard Gardner que descobriu que o ser humano tem inteligências múltiplas. A gente aprende de várias maneiras, embora cada pessoa tenha uma ou duas inteligências mais fortes. É através delas que a aprendizagem e mudança fluem melhor.

Respeitar o jeito que cada um tem de aprender é a garantia de melhor relacionamento com quem estamos tentando provocar e inspirar uma aprendizagem ou mudança.

Inteligências Múltiplas Howard Gardner

A aprendizagem

Todo mundo já ouviu falar que a aprendizagem, associada à pedagogia, o ensino da criança é uma curva exponencial.

A fase da curva mais reta, onde a evolução é menos rápida é a de absorção dos conceitos. Se ouvem muitos conceitos, se pensa a respeito, mas o aprendizado verdadeiro, quando a curva se transforma numa ascendente para o céu é quando se aplica o que aprendeu.

A Mudança

Quando eu percebo que o que eu já sei não funciona mais, tenho que mudar.

A mudança tem duas curvas exponenciais. Quem quer mudar já sabe alguma coisa. Está no pico à esquerda de conhecimento. Para aprender uma coisa nova tem que sair do pico, desaprender o que sabia e aprender um novo conceito e conectar o novo conceito com a sua nova vida que acontece depois da mudança. Aqui é mais importante ainda ajudar quem está se propondo a mudar com ferramentas práticas que transformem o conceito em atividade do dia a dia. Só assim a sensação de “o que eu sabia já não vale mais nada” dá lugar a “vou começar rapidamente a praticar o novo para sair do vale do zero que está no meio das duas curvas e é o que faz muita gente detestar mudança. Toda vez que não se conta o que tem que ser aplicado do novo aprendizado, como e para que, o ser humano resiste ao novo.

Este processo, ao invés de pedagogia é chamado erradamente de andragogia. O prefixo andro se refere ao macho. Então deveria se antropogogia. Que é mais adequando ao ensino do adulto. Pressupondo que o adulto já saiba alguma coisa e queira revalidar o que sabe com novos aprendizados e práticas.

A mudança e seus pra quês?

Nenhuma mudança acontece sem que quem vai mudar ou quem se quer que mude conheça o Pra Quê ele vai mudar. Onde ele vai chegar, o que vai conquistar com a mudança.

Desde corrigir a melhorar, a fazer outras coisas e diferente. Qualquer pessoa deve almejar ser digna, valiosa, organizada, rara e inimitável.

Viemos ao mundo para sermos melhores hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje. Sem parar. E os pontos de 1 a 8 apontam a direção e dão o caminho dessa evolução.

Resolver as pendências e conhecer e implantar as tendências é o que nos faz evoluir sempre.

Claro, como não conseguimos fazer nada sozinhos. Em qualquer lugar da vida que estejamos ter gente com o espírito Como Posso Te Ajudar? por perto é ponto crítico. E tudo começa com o exemplo que você pode dar.

Do velho eu para o – sempre – novo eu

A mudança nos leva do presente para o futuro. A imaginação da descoberta nos ilumina o futuro. Qualquer situação em que eu projeto coisas novas DEVEM ter como primeira consequência o medo. Ele é humano nessas situações. E útil para que não façamos nada sem planejar, nos preparar, testar aos poucos, errar, corrigir e acertar.

Vencer o medo do novo é praticar liderança sobre o que você quer – não apenas da sua carreira – da sua vida. Se você quiser, as chances de conseguir são muito maiores.

Por isso, em qualquer situação de mudança proposta, seja numa venda, num processo, numa atitude, num comportamento, é fundamental que a quem você está propondo mudar, seja dada a chance de perceber o que ele ganha com a mudança. Se ela não for boa para todos, por que você pode esperar que a pessoa queira mudar?

Mudança degrau a degrau

Como provocamos e inspiramos aprendizagem e mudança

Aprendemos até aqui que a consciência da importância do novo no “novo eu” é a base da aprendizagem e mudança.

Para construir o “novo eu”, a amálgama de conceitos e ferramentas são o tijolo e o cimento. 

Trabalhamos conceitos com o método SCOREEH. A melhor maneira de divulgar conceitos é através dele.

S

– implicidade para que todos entendam.

C

– riatividade para que o que esteja sendo aprendido seja novo em relação ao que quem está aprendendo sabe.

O

– bjetividade para que todos entendam rapidamente o que está sendo proposto.

R

– itmo porque ninguém mais tem paciência para longos discursos sem que haja interação.

E

– mpatia para entender como cada um aprende, quais dificuldades cada um tem. Cada um.

E

– ntusiasmo para provocar que cada um reflita sobre o seu presente a partir do futuro apresentado.

H

– umor, afinal o EduTainment – Educação + Entretenimento, que gringos inventaram junta o sério com o divertido, como cereja do bolo do nosso método.

Essa é a base de tudo que fazemos:

aprendizado na prática, estimulando e sendo parte das mudanças, respeitando as individualidades de cada um. Tudo com muito SCOREEH.

Conheça nossas soluções
  • +55 21 99961-6997
  • Whatsapp
  • [email protected]
Acesso Rápido
  • Mentoria
  • Palestras
  • Workshops
  • Comunidade #Malucos
Links
  • Edmour
  • Blog
  • Novidades
  • Glossário
  • Contato

Política de privacidade | Política de Cookies

MADE WITH ❤ TUIUIÚ COMUNICAÇÃO

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.