Resolvendo o maior problema do Varejo: Como ter um Time muito competente? Parte 4 Como quem entrou no Time se prepara para a vida e ajuda a marca

Use esse material antes e durante o relacionamento com o seu Time ou o seu Líder. Leia e você vai entender porque.

Uma expressão faz parte da vida da Ponto de Referência, empresa que fundei há mais de 26 anos. Guilherme Mynssen inventou o termo. AAIDU. Desenvolvi tudo o que faço para as marcas terem gente com AAIDU: Atitude e Atendimento Ins-piradoramente Diferentes do Usual.

Essa sigla tem me ajudado a ajudar quem convive comigo e com a Ponto de Referência a se cercar de pessoas melhores. Claro, depois de merecer essas pessoas, definir quem se quer no Time e escolher muito bem.

Nesse artigo falo do que se espera que qualquer pessoa que faça parte de um Time pratique no dia a dia. Não interessa a geração. Não interessa o nível hierárquico. É muito importante se definir com todas as letras o comportamento esperado. Venho coletando esses pontos há muitos anos e pratico, sempre que posso, na minha própria vida, buscando AIDU. Atitude Ins-piradoramente Diferente do Usual. São eles:

 

1. Construa e honre seu plano de vida

Todos temos que ter nosso plano de vida. Plano de carreira não é ruim, mas nos tempos atuais é limitante. Eu tenho que pensar mais amplamente. Tenho que fazer minhas escolhas e trabalhar fortemente na direção de realizar os sonhos que tiver. Escrever ajuda muito. Tenho um método para fazer isso que aprendi com o Peter Senge no que ele falava sobre marcas aprendizes. Funciona muito. Quem quiser pode me pedir por whatsapp e eu terei o maior prazer em compartilhar. Não é fácil conseguir chegar onde almejamos. Os caminhos não são sempre trilhos lineares. A vida nos leva por trilhas que nem imaginávamos existir. Mas flexibilidade, curiosidade, resiliência nos ajudam a levantar depois dos tombos e repensar o que deu errado para redirecionar o que seja necessário. Plano de vida nos leva, se bem feito, a atingir o ponto mais alto do nosso potencial. Comece já. Ninguém que não tenha um plano de vida trabalha comigo.

 

2. Pratique C.P.T.A? E C.P.T.A+? Proativamente

Sim, todo dia, toda hora: Como Posso Te Ajudar? Afinal, ninguém trabalha sozinho em nenhum lugar, prestamos serviços para alguém. Sempre. Essa consciência nos faz usar todo o nosso campo de visão onde estivermos e perceber o que, quando e como podemos fazer alguma coisa por alguém. Se interesse pelo que os outros fazem. Esse espírito, além de contagiar positivamente o ambiente, gera retornos inesperados. Que acontecem em algum tempo e lugar que não esperamos. Mas fazer C.P.T.A sem esperar nada é que nos faz grandiosos. Experimente uma vez por dia até pegar gosto pela atividade. Coloque na sua agenda e não se esqueça.

 

3. Mereça a confiança de todos

Tudo começa no item anterior, mas não termina lá. Humildade é fator chave para estabelecer relações verdadeiras. Se você não for humilde pouca gente se aproximará e quem se aproximar vai se afastar rapidamente. Seja verdadeiro, cuide de como falar com cada um. O jeito que você gosta é seu. Fale do jeito que o ouvinte gosta. Seja prático, despachado no que faz. Não perca tempo nem roube o tempo dos outros com assuntos irrelevantes, quanto mais fofoca ou inconfidências para ser mais delicado. Os próximos itens vão ajudar a conquistar a confiança de todos. O importante é não cobrar que alguém confie em você se você não ajudou essa pessoa a construir confiança.

 

4. Aprenda sempre. Pergunte pra quem sabe e ensine pra quem quer saber.

Da Vinci se tornou a figura que é com base na curiosidade. Aprender é a alma da juventude eterna. Das inúmeras fontes de aprendizagem disponíveis – antes limitadas ao Google, Youtube, etc e hoje alavancadas por dezenas de sites com inteligência artificial por trás – a melhor delas é o cara do lado. Ele faz coisas que você não sabe, melhor do que você faria. Se você é um compartilhador de conhecimento, vai aprender muito com todos com quem convive.

 

5. Entregue sempre o que e quando prometeu. Se for falhar, avise

Sim, autonomia é a melhor das condições de trabalho. Quem tem autonomia é quem é o tempo todo e faz do jeito que acha melhor sempre. Autonomia é liberdade. Liberdade é o melhor dos estados de espírito. Pra isso conta autodisciplina. Você vai conquistar autonomia, quanto mais faça o que foi combinado ou um pouco mais. Na verdade, o direito à inovação – fazer diferente do que foi combinado – só é concedido a quem atua dessa forma. Ah, se não der jeito e você for falhar, avise com antecedência para que quem depende de você não se prejudique.

 

6. Critique, discorde, mas proponha soluções

Você, curioso, humilde, observador e integrado vai ser ouvido várias vezes para dar opinião sobre o que acontece ou poderia acontecer na empresa. Critique quando houver oportunidades. Discorde quando achar que o que está sendo proposto não faz sentido. Mas sempre, todas as vezes que emitir crítica, opinião ou discordar, use os fatos como argumento, use palavras não violentas para expressar o que está pensando e, obrigatoriamente traga sugestões de como seria a sua visão da nova realidade proposta. Isso vai lhe dar autoridade de ser consultável em assuntos que às vezes nem pareciam da sua alçada.

 

7. Crie mudanças e ajude quem está do seu lado a mudar

Mudanças propostas pelos outros nunca são tão boas quanto as que nós propomos. Mas, em qualquer situação, não conseguimos ser tão inovadores. Quando tivermos ideias, vamos levá-las adiante. Mas na maioria das vezes as mudanças vêm de outras pessoas. O melhor que você pode fazer nessa hora é contribuir para que a mudança aconteça. Na grande maioria das vezes apenas navegar nela vai ajudar na sua evolução. Todos que participam num processo de mudança evoluem. Na pior das hipóteses você exercita a sua flexibilidade. Mas não é só isso. O aprendizado do novo vai alongar o prazo de validade do seu conhecimento.

 

8. Entregue resultados sem ter que ser cobrado

Só tem uma coisa pior do que cobrar: ser cobrado. Aqui sua autodisciplina vai ajudar em qualquer plano de evolução. De carreira, de vida, de troca de emprego, de promoção na mesma empresa. Foi assim que eu evoluí. Jamais admiti ser cobrado, sempre me antecipei. Quando falhei, passei vergonha. Pensei muito na minha mãe que me educou para ser assim. Acompanhe suas metas, atingimento durante o prazo de entrega, depois é tarde. E se antecipe, replaneje, peça ajuda. Seu Líder tem que ter a convicção de que você estava no controle o tempo todo e quando ia perder retomou a direção e estabeleceu novos caminhos. Quando não der para atingir ele vai saber que ninguém teria atingido.

Comece a praticar e me conte o que aconteceu. Te vejo já já quando você virar CEO ou dono do seu próprio negócio.

Volte nos outros artigos da série quando precisar:

Parte 1 Poder de Atração

Parte 2 Busca incansável

Parte 3 Na alegria e na tristeza

Pesquisar

Guias

Banner fixo

Pense bem
antes de entrar

sua vida vai se transformar
depois de você conhecer
a gente!

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.