Ponto de Referência

Experiências maravilhosas transbordam dos ambientes internos das empresas.

Tenho vivenciado esse transbordo em um hortifruti  que frequento quase todos os dias. Chama-se Sacolão da Santa e fica em São Paulo, na Vila Mariana.

Converso com caixas, entregadores, repositores, segurança entre outros cargos e em momentos diferentes. E a resposta é unânime “é muito bom trabalhar aqui”. Que coisa boa de se ouvir.

Pergunto para eles o que os agrada tanto e estes são os fatores que eles mais valorizam:

Nos tratam com respeito e carinho.

Aprendemos sempre. Temos também treinamentos mensais.

Temos um ambiente amigo e tranquilo para trabalhar.

Todos se ajudam e quando o movimento é grande, a chefia desce toda para nos ajudar.

Há bons motivos nestes relatos para tantos sorrisos e atitudes bacanas.

Experiências diferenciadas são planejadas com detalhes em terrenos férteis, boas sementes e em ambientes saudáveis.

A cultura da empresa, boas contratações, capacitações constantes, a forma como a liderança se relaciona com a Equipe criam motivos para que os Clientes vivam experiências diferenciadas.

“Posso cuidar da sua compra?”. Essa é a forma como o empacotador se dirige ao Cliente no caixa. Quanto respeito! E o que ele recebe de volta? Um largo sorriso e um muito obrigado sempre. Gerou reciprocidade, pronto! Ele e o Cliente vão querer repetir essa sensação. E são essas as boas experiências que fazem o colaborador próprio ou terceiro ter a motivação para querer fazer sempre o melhor e o que faz o Cliente querer voltar sempre, preferir e recomendar.

Ambientes corporativos saudáveis são aqueles onde as pessoas tem o maior prazer em entregar, no trabalho, o melhor delas.

As marcas que tem ou que buscam desenvolver a cultura da empresa focada na forma como as pessoas se atendem tem ambientes mais integrados e com mais espaço para inovação.

A experiência que a Equipe vive no dia a dia da marca fica evidente na forma como ela se relaciona com os colegas, com os Clientes e em todos os pontos de contato. Gente que tem conhecimento e se importa.

 

Quando pergunto aos líderes qual é a maior dificuldade que eles tem com suas equipes, em relação ao atendimento, 99% das vezes as questões são essas abaixo e que transformo com eles em novas reflexões:

O que eles perguntam? O que precisamos refletir
Como motivá-los? Como mostrar a importância de cada um?
Como ter empatia? Como se incomodar com as dores do Cliente?

 

Por que não fazem o que já sabem? Como acreditar que o que faz impacta na vida de muita gente?

 

Não existe um remédio único mas temos um caminho a se construir com  rituais:

  • Proximidade
    1. Líderes presentes e disponíveis com mais conhecimento do potencial de cada um da sua Equipe
    2. Encontros para ouvir e falar com a Equipe com periodicidade regular – individuais em grupo
    3. Acreditar no potencial das pessoas e envolvê-las nas buscas para as soluções dos problemas. Não existe nada mais motivador.

 

  • Integração
    1. Promover a integração na própria área com acordos e pactos
    2. Integração com outras áreas, entendendo as necessidades de cada um para quem se presta serviços e falando como também precisa receber.

 

  • Reconhecimento
    1. É bom e todo mundo gosta. Precisa ser significativo e relevante
    2. Reconhecer atitudes, pequenos gestos, esforços e melhorias provocam mudanças rápidas e criam um ambiente colaborativo.

 

Muitas vezes as Equipes não se enxergam no todo, então é preciso ampliar a visão criando um ambiente pulsante, cheio de energia e com muito movimento.

E se, em cada área da empresa, ativarmos e sustentarmos as atitudes desejadas, envolvermos todos em rodas de inovação constantes com um método orientativo para se pensar no Cliente, teremos toda a comunidade vivendo experiências maravilhosas.

Temos certeza de que tudo isso gera movimento. Movimento é muito do que precisamos nas empresas e os resultados serão cada vez mais sustentáveis, porque serão bons para todos.

O importante é começar, acreditar e continuar!

“Posso cuidar das suas compras?” é sensacional!

Avatar
Mônica Pontalti [email protected]

Nenhum Comentário

Postar um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.