Ir para o conteúdo
Edit Content
  • Home
  • Conteudo
Blog
Novidades
E-Books
Vídeos
O Que Está Por Trás Do Que Fazemos
  • Sobre nós
Como tudo começou
Método PR
Nosso manifesto
Mais retorno do que fazemos
Glossário
Nosso time
Edmour Saiani
  • Quem Atendemos
Varejo independente
Redes de varejo
Rede de Prestadores de serviços
Shoppings
Indústria de bens de consumo
Indústria de bens/ serviços
Distribuidoras
Franqueadores
Franqueados
Instituições
Escolas e instituições de ensino
  • Soluções
  • Presencial
Palestras
Workshops
Mentorias
Projeto
Transformação de Atendimento
  • À distância
Palestras
Workshops
Mentorias
  • Soluções mais procuradas

Veja dá nova vida aos tênis enquanto forma uma nova geração de sapateiros

  • Foto de Equipe Ponto de Referencia Equipe Ponto de Referencia
  • Novidades

A Veja, marca de tênis ecológicos, já consertou cerca de 20 mil calçados ao redor do mundo e agora está levando essa iniciativa para os Estados Unidos. Em Abril, a primeira oficina da Veja chegou ao Brooklyn, onde os preços variam de US$ 10 para reparos simples a US$ 90 para uma reforma completa do tênis.

Entrar em uma loja Veja não se parece nada com a experiência de uma oficina de reparos convencional. Em seu mais recente espaço em uma área moderna de Paris, a Veja criou um ambiente minimalista, prateleiras de madeira e muita luz natural. Tem mais, apesar de expor, a loja não vende sapatos. Em vez disso, os visitantes podem trazer seus tênis usados para consertar ou decorar, independentemente de serem da marca Veja.

A marca acredita que prolongar a vida útil dos sapatos é crucial para reduzir a pegada ambiental da marca. Além disso, a empresa espera incentivar a Geração Z e os millennials a considerarem os reparos como uma alternativa sustentável.

 

A trajetória da marca

Sébastian Kopp, co-fundador da Veja, compartilha a trajetória da empresa desde sua fundação em 2005. O objetivo sempre foi criar um tênis social e ambientalmente responsável. Para isso, a Veja estabeleceu parcerias diretas com agricultores que compartilham seus valores, apesar do custo mais elevado. A empresa colabora com agricultores no Brasil e no Peru para obter algodão orgânico, compra borracha de produtores na Amazônia e trabalha com fazendas e curtumes no Uruguai e no Brasil que evitam corantes e metais nocivos.

Nos últimos dez anos, Sébastian Kopp e François-Ghislain Morillion, fundadores da marca, começaram a considerar o destino dos tênis no final de sua vida útil. Encontraram uma recicladora alemã inovadora capaz de processar sapatos Veja antigos. Ao incentivar os clientes a devolverem seus sapatos, Kopp percebeu que muitos eram descartados desnecessariamente, já que a maioria das pessoas não tinha acesso a sapateiros capacitados para consertar tênis. “A coisa mais sustentável que você pode fazer é usar os tênis que já possui,” destaca Kopp.

 

Uma nova geração de sapateiros

Sapateiros especializados em tênis são raros. A maioria está habituada a consertar sapatos de couro e não possui as habilidades ou o equipamento necessário para lidar com tênis, especialmente com materiais como a borracha.

Foi então que em 2020, a Veja lançou uma oficina piloto em Bordeaux, na França, recrutando sapateiros com experiência em tênis para treinar outros interessados. Ao passo que os clientes podiam trazer tênis de qualquer marca para conserto. “Não sabíamos se haveria interesse,” lembra Kopp. “Mas a loja se tornou extremamente popular.” Nos últimos quatro anos, essa loja consertou 4.400 pares de tênis.

Animada com o sucesso, a Veja abriu uma oficina na prestigiada loja de departamentos Galeries Lafayette em Paris em 2021, seguida por novos sapateiros em Berlim e Madri no ano passado.

 

A experiência na Veja

Além de atenderam a uma demanda crescente por reparos de tênis, as lojas/ oficinas foram projetadas para serem espaços agradáveis e divertidos de visitar, eles investem na experiência do cliente.

A nova loja no Brooklyn tem um estilo descontraído e industrial, com pé direito alto, muita luz natural e paredes de tijolos aparentes. Kopp planeja usar o espaço também como galeria, exibindo obras de artistas locais. “Parte de tornar os reparos agradáveis é criar um ambiente agradável,” diz ele. “Com boa música tocando, você não se importa em esperar que seus sapatos sejam consertados.”

 

Ao investir em oficinas de conserto, a Veja desafia as tendências da indústria da moda. Dessa forma, o sucesso dessas oficinas mostra que os consumidores estão interessados em produtos duráveis e reparáveis. Embora a Veja não tenha como objetivo convencer outras empresas a seguir o mesmo caminho, ela busca inovar, experimentar novas ideias e inspirar outras marcas nesse sentido.

 

Fonte: Fast Company e imagem de capa

Assine nossa Newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nos conte o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pesquisar

Guias

  • Atendimento
  • CRM
  • Cultura Organizacional
  • DBM
  • Design
  • Digital
  • Equipe
  • Experiência
  • Experiência do Cliente
  • Franquias
  • Inovação
  • Liderança
  • Lifestyle
  • Loja
  • Marcas
  • Novidades
  • NPS
  • Operação
  • Produto
  • Reputação
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Venda

Banner fixo

Leia tambem...

NRF 2025 no dia a dia do Seu Negócio: como usar os Insights de Nova Iorque para construir Resultados Superiores

22 de janeiro de 2025
Continuar lendo >

3 IA’s – A base do que vamos ver no NRF BIG SHOW já já em Nova Iorque

8 de janeiro de 2025
Continuar lendo >

Shopping Center – uma comunidade em movimento

25 de novembro de 2024
Continuar lendo >
  • +55 21 99961-6997
  • Whatsapp
  • [email protected]
Acesso Rápido
  • Mentoria
  • Palestras
  • Workshops
  • Comunidade #Malucos
Links
  • Edmour
  • Blog
  • Novidades
  • Glossário
  • Contato

Política de privacidade | Política de Cookies

MADE WITH ❤ TUIUIÚ COMUNICAÇÃO

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.