Ponto de Referência

Astro, o novo robô doméstico da Amazon

Astro, o novo robô doméstico da Amazon

Astro, o novo robô doméstico da Amazon foi apresentado ao público durante o evento de lançamento da Amazon de 2021. Sob o mesmo ponto de vista outros diversos dispositivos fizeram parte do evento, a maioria voltados para utilidades domésticas, focando na casa inteligente do futuro.

O robô, chamado de “Alexa de rodas”, possui inteligência artificial, ou seja, se movimenta de forma autônoma. A Amazon promete que Astro realizará o mapeamento de toda a casa, sem atropelar o cachorrinho deitado no chão e será capaz de ouvir e entender comandos.

 

Funções

Dessa forma, os principais atrativos de Astro anunciados pela Amazon são a segurança da casa e o cuidado com idosos. Da mesma forma, Astro ajudará em duas dúvidas que já se alojaram na cabeça de qualquer cozinheiro ou cozinheira, se o fogão ficou aceso e sobre os ingredientes disponíveis na dispensa para o jantar.

O robô poderá fazer uma leitura dos cômodos e transmitir imagens ao vivo através de um aplicativo próprio. Astro também poderá avisar sobre estranhos na residência quando os moradores não estiverem. Além de enviar uma mensagem para o celular do dono quando detectar o som de alarme de fumaça ou vidro quebrando.

Do mesmo modo, o robô doméstico ajudará idosos com lembretes e a entrar em contato com pessoas da família. Através da configuração do robozinho também será possível verificar se o idoso está ativo. Já a integração com o Alexa Together, permitirá que profissionais de emergência, como enfermeiros, compareçam à residência caso haja necessidade.

 

Críticas

Contudo, surgiram críticas ao lançamento. De acordo com uma reportagem da Vice, nos Estados Unidos, profissionais que participaram do desenvolvimento do sistema retrucaram a capacidade do novo robô doméstico da Amazon detectar pessoas, mapear a residência sem acidentes, servir de suporte para idosos, além de questionar a fragilidade do equipamento.

Seja como for, a Amazon contestou todas as acusações alegando que “o Astro passou por avaliações rigorosas de qualidade e segurança, incluindo dezenas de milhares de horas de testes com participantes do beta. Isso incluiu testes abrangentes no sistema avançado de segurança do Astro, que é projetado para evitar objetos, detectar escadas, e parar o dispositivo onde e quando necessário”.

 

Astro já está disponível por US$ 999,99 a partir pré-venda iniciada na última semana de setembro. No entanto, os interessados nos Estados Unidos podem se inscrever para solicitar um convite para quando o robô estiver à venda.

 

Fonte: Tec Mundo e UOL

Equipe Ponto de Referencia [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!