A rede holandesa de Supermercado Jumbo criou “caixas com bate-papo” para combater a solidão entre os clientes idosos. A Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos, mais da metade das quais afirmam que se sentem solitárias regularmente.
A iniciativa vai na contramão à toda tecnologia comum no setor, como robôs no atendimento, mercados 100% autônomos e caixas de autoatendimento. Ainda assim, os “caixas com bate-papo” recebem apoio total dos funcionários. “É um pequeno gesto, mas muito valioso, especialmente em um mundo que está se digitalizando e ficando cada vez mais rápido”.
A Jumbo criou uma solução para aqueles que não se habituaram com esse estilo de vida rápido e agitado, sobretudo o público da terceira idade. Dessa forma, a rede de supermercados criou checkouts onde os clientes podem parar para conversar, em vez de pagar suas compras o mais rápido possível. Além disso, as lojas também contam com cantinhos de bate-papo onde os clientes podem pegar um café e conversar com outras pessoas.
“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade”, disse Colette Cloosterman-Van Eerd, gerente de operações da Jumbo.
O primeiro “caixas com bate-papo” inaugurado em 2019 deu tão certo que a Jumbo planeja expandir a iniciativa esse ano. A rede holandesa de Supermercado anunciou a inauguração de novos caixas em 200 unidades em toda a Holanda.
Fonte: Super Varejo Capa