O Havaianas reCICLO, programa de logística reversa da marca, implementou no último mês seu 200º posto de coleta de chinelos no Brasil. O reCICLO é uma parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos e logística reversa e com a Menos 1 Lixo, movimento de educação ambiental.
O Programa em vigor desde 2020, alcança 25 estados brasileiros além do Distrito Federal. Como resultado, o reCICLO já reciclou mais de 126 mil pares de sandálias, o equivalente a 44,2 toneladas. Globalmente, já são mais de 395 pontos de coleta e mais de 56 toneladas de material coletado.
“O Havaianas reCICLO é um programa que nos dá muito orgulho, com impactos socioambientais positivos, como a nossa rota logística estruturada para ser carbono neutro, com coletas de bicicleta em algumas lojas e com compensação do carbono emitido pelos outro modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia”, afirma Mariana Rhormens, diretora de Marketing da Havaianas Brasil.
Como funciona o reCICLO
O processo começa com a coleta das sandálias na urna das lojas. Depois, elas partem para as cooperativas ou parceiros recicladores mais próximos. Então, o material passa por uma triagem e ganha um novo ciclo de vida. Por fim, o material se transforma em objetos úteis, como pisos, pneus de carrinho de mão e até mesmo em acessórios, como vasos, bolsas e carteiras.
Em parceria com a TrashIn e a Menos 1 Lixo, a Havaianas busca conscientizar os consumidores sobre o descarte adequado, fazendo a reciclagem de chinelos antigos com a ajuda de cooperativas e parceiros.
Envolvimento com a comunidade
Nesse sentido, a Havaianas lançou na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), uma parceria com a Coletando, um banco digital sustentável que converte resíduos sólidos recicláveis em benefícios financeiros para os seus usuários e parceiros. Dessa forma, o projeto piloto que será executado ao longo de seis meses, contribuirá para a geração de renda da comunidade local, através de incentivo financeiro para o descarte correto de chinelos.
Para participar do programa, os moradores e catadores de recicláveis da região devem abrir uma conta digital Coletando e acumular créditos sempre que eles realizarem o descarte de chinelos Havaianas – e outros resíduos sólidos recicláveis – no ponto de coleta da Favela dos Sonhos. O valor acumulado fica disponível através do cartão de ‘crébito’ dos usuários ou via Pix, garantindo, assim, o uso livre da moeda e provocando real impacto e economia circular.
A Favela dos Sonhos, Favela 3D do Brasil, é uma iniciativa da Gerando Falcões, que já é parceira de Havaianas em outras ações.