Antes de mais nada, você sabe o que é Live Streaming E-commerce? As compras realizadas durante as transmissões ao vivo, as famosas lives, são uma tendência com grande potencial no Brasil. Por aqui, grandes empresas como a Americanas e a Riachuelo, não perderam tempo e já estão realizando suas lives.
As compras por transmissão ao vivo aumentam o conceito de marketing de influenciadores, uma vez que são esses influenciadores que demonstram os produtos à venda em tempo real durante as lives. O público conectado nas lives aproveitam as promoções disponíveis apenas enquanto a live estiver rolando.
Contudo, essa é uma tendência “made in China”, onde as lives já acontecem faz tempo e vem ganhando força durante a pandemia e pós-pandemia do Covid-19. A China é indiscutivelmente líder desse modelo de comércio. Em 2019, as vendas de comércio de transmissão ao vivo na China atingiram US $ 61 bilhões, segundo a iiMedia, número que agora deve dobrar para US $ 129 bilhões em 2020. A plataforma Taobao Live do Alibaba ainda é a líder indiscutível de Live Streaming E-commerce. Em fevereiro, durante o auge da quarentena na China, o número de comerciantes na plataforma de transmissão ao vivo de Taobao aumentou 719%.
Fonte: Glossy e Single Grain