Apesar das 250 lojas, no mínimo, que a gigante do fast fashion H&M terá que fechar em 2021, a rede sueca segue se movimentando e inovando para atrair clientes e responder a mudança de hábitos de consumo que os acompanha. Neste sentido, a marca apresentou uma máquina que recicla roupas usadas e as transforma em peças novas.
A novidade é mais que bem-vinda em um momento em que o cliente está repensando seu consumo e o fazendo de forma mais consciente. A máquina reforça a ideia de que peças deixadas de lado no guarda-roupa podem se tornar algo novo e não precisam ser descartadas.
A máquina, chamada Loop, está disponível em uma das unidades de Estocolmo, na Suécia. Para dar mais visibilidade à ação, a máquina fica dentro de um espaço de vidro, onde técnicos e cientistas a utilizam para transformar as peças que o cliente não quer mais.
O processo de reciclagem começa com a lavagem da roupa, logo depois a peça é desfiada em fibras e penteada. Assim que se obtém um novo fio vindo desse processo, são adicionadas algumas fibras de origem sustentável para fortalecer o tecido. A etapa seguinte é a criação de uma nova peça de roupa, processo que segundo a empresa não utilizará água ou produtos químicos.
A máquina está à disposição dos clientes, que ao fazerem parte do programa de fidelidade H&M, poderão reciclar suas roupas pagando entre 10 e 15 euros. A proposta é que todo o valor arrecadado sirva para seguir adiante com as pesquisas de uso sustentável das roupas produzidas em massa pela marca.
Fonte: Consumidor Moderno