Natal é sinônimo de presente, tanto os que compramos nas lojas quanto aqueles proporcionados pela presença das pessoas queridas que aquecem os nossos corações. No ano em que tanta gente diz que não existiu por conta da pandemia, como nos prepararmos para essa data que tradicionalmente mobiliza o mundo todo? Como será o seu Natal? E o da sua marca?
Dá pra escrever um livro com esse tema, mas, apesar de toda a beleza e poesia que envolvem o Natal, vamos combinar desde já que o foco desse texto será produto, presente e como fazer dessas coisas mundanas uma forma de trocar carinho e de praticar um capitalismo consciente. Podemos prosseguir? É só continuar a leitura!
Pra quem é do varejo, esse foi um ano muito doido: lojas fechadas, clientes chegando (ou não) pela internet, celular; equipe em casa, mas trabalhando direto; o que era top de vendas parou de vender, o que não vendia virou objeto de desejo. E até o Natal, quais surpresas ainda teremos? Não dá pra adivinhar! Mas temos que nos preparar para o que der e vier e ter a consciência de que o cliente mudou, está vivendo de forma diferente e temos que pensar nos nossos produtos: sortimento, estoque, preço, fornecedores, exposição, comunicação e entrega.
Pra começar a falar de produto, não dá pra ignorar o que já temos em casa. O primeiro passo é fazer uma avaliação do volume e composição do estoque atual para, aí sim, planejar o que será necessário para chegar aos resultados desejados. Se tem pouca mercadoria, ótimo, você terá maior flexibilidade para comprar o que for mais adequado ao momento. Se tem algum excesso ou concentração em algumas categorias de produto, o ideal é tentar negociar sempre: é possível devolver? Consegue reciclar ou transformar de algum jeito esses produtos? Hora de bater aquele papo inspirado com seus fornecedores parceiros e pensar juntos nessas possibilidades! Está valendo rever preços, ajustar valores em forma de desconto em novos produtos, adaptações ou combos com outros itens e, às vezes, até uma repaginada na embalagem faz um “patinho feio virar cisne”. Ou, melhor ainda, pode ser revertido em produto solidário e através de uma ação social ser motivo de muita alegria pra quem está em situação desfavorável. Resolvida a questão do estoque atual? Então vamos pensar em novos produtos!
Todo bom Natal tem os 4 clássicos tipos de presente:
- O que eu me dou pra mim mesmo e não tem limite de valor
- O presente dos filhos, pai, mãe, superamigo, que tem um “bom orçamento”
- O presente do amigo oculto (ou secreto), que a gente economiza na escala, mas sempre são vários grupos e acaba espremendo o orçamento
- A “lembrancinha” – que esse ano deve vir com força total, até para os mais próximos!
Qual o contexto pra quem quer se planejar? O tamanho da aposta esse ano está difícil. Se eu apostar forte, pode sobrar produto e o dinheiro, que já está curto, fica parado. Se apostar abaixo, perco a grande oportunidade de vender melhor e recuperar um pouco do fôlego… Pra completar, aposto em que? A grande maioria da população está com dinheiro apertado, lutando pra manter seu padrão. Por outro lado, todos estamos carentes nos dois sentidos, de receber e de dar carinho, atenção, conforto, presença e presente – aí é que entra a “lembrancinha” com força total!
Mesmo sem planejar comprar um presente, se a gente encontra algo que nos faz lembrar daquela pessoa querida que queríamos tanto ter ao nosso lado, vai ser difícil resistir! É como dar um pedacinho da gente que vai ficar lá com essa pessoa. Procure fazer com que a entrega desse presente tenha aquele toque mágico do Natal. Encontre um jeito de fazer dessa entrega um momento único, quem sabe customizar ou personalizar a lembrancinha, nem que seja com um “cartão virtual com a sua própria letra”. Comprou a ideia? Então já pensa no que pode ser a sua lembrancinha!
Para os outros tipos de presentes pense no que pode agregar para facilitar a vida do Cliente proporcionando conveniência. Explore todo conhecimento que sua equipe tem sobre seus Clientes para orientar suas decisões. Planeje os itens que possam vender mais ou menos e quais as respectivas faixas de preço. Componha as margens projetando o volume das vendas e aí sim faça suas apostas com convicção.
Outra boa opção para impulsionar as vendas e agregar reputação para sua marca é partir para uma iniciativa collab. Identifique outras marcas, profissionais ou influenciadores digitais para oferecer diferentes serviços ou produtos que atinjam um público semelhante ao seu. Nessa relação todos saem ganhando, o Cliente tem produtos ou serviços pensados pra ele, ou com alguma inovação e as marcas ou personalidades envolvidas ampliam seu alcance e garantem melhores resultados. O cuidado aqui é escolher a quem se ligar, procure quem tenha valores semelhantes aos da sua marca e credibilidade no mercado.
Falando em ampliar alcance, mude a vitrine sempre: na loja física, no site, por e-mail, nas mídias sociais e nos contatos feitos pela equipe de vendas, elas continuam com o papel fundamental de atrair os Clientes. Procure acompanhar diariamente o estoque, a concorrência e explore o poder da vitrine com seus lançamentos, campanhas, e, se for preciso, altere os preços observando sempre o limite da sua margem de lucro.
Programe a reposição de mercadorias na loja e para facilitar, mantenha sempre o estoque organizado, agilizando o atendimento e para saber o que está saindo rápido e o que está parado. Vou repetir: negocie sempre, escolha os fornecedores de acordo com suas expertises. Defina o seu “plano B” para falta ou sobra de mercadorias e isso inclui a parceria com os fornecedores e collabs.
Mais do que nunca esse é um Natal sem desperdícios. A fartura será em forma de carinho, que está reprimido há tantos meses ou sufocado pelos momentos difíceis. Se você conseguir transmitir esse carinho na forma do cuidado com que pensou em cada produto para deixá-lo irresistível, a conta de somar vendas e multiplicar alegria vai dar certo. Conta com a Equipe Ponto de Referência pra te ajudar a fazer um FELIZ NATAL.