Ponto de Referência

Novo Cenário: Priorize o que faz a diferença no seu negócio

Esse novo cenário trouxe muitas mudanças, quanto a isso não há dúvidas. E nada mais saudável que as empresas se adaptem às mudanças de comportamento baseadas em uma pesquisa rápida e direcionada aos seus clientes, para ouvir e entender seus desejos e expectativas. Todos nós estamos inseguros e queremos cada vez mais atenção e informações concretas.

A tecnologia ganhou força para aproximar as marcas de seus clientes, seja pelas plataformas digitais, redes sociais, pelo WhatsApp, sempre com objetivo de criar uma conexão – mesmo não estando presente, mas se fazendo presente no momento presente do cliente. Deixando que ele perceba que do outro lado tem alguém muito preparado e capaz de dar toda atenção, respeito e carinho para ele.

Esse novo comportamento exige que as empresas capacitem suas equipes para o novo cenário, é importante que o gestor acompanhe todo o processo de capacitação, adaptação e evolução. Todos: donos, gestores e colaboradores, em todos os níveis, com muita vontade de aprender, adaptar-se e principalmente com muita vontade de fazer o UAU-GO-MAIS.

O foco dos gestores deve ser de atenção constante, dando suporte à equipe a todo momento, reconhecendo e valorizando as atitudes que inspiram o cliente a comprar, entendendo as fragilidades de cada um e incentivando sempre para que todos estejam integrados e comprometidos em fazer o melhor para cada cliente com muito entusiasmo.

O atendimento começa na acolhida, cumprindo todo o protocolo de higiene, sempre com a equipe atualizada com informações e conhecimentos, para transmitir segurança, confiança e inspirar o cliente a comprar e voltar.

A comunicação deve estar alinhada com o propósito da empresa e direcionada ao público-alvo, lembrando que cada canal, site, redes sociais e até mesmo o WhatsApp são vitrines da marca. Cada um tem suas particularidades, mas igualmente exigem postura, cordialidade e atenção com o cliente, caso contrário o engajamento não acontece.

Hoje, os pequenos negócios têm muito mais chances do que as grandes redes quando o assunto é encantar o seu público.  Sempre respeitando o seu posicionamento e sem fugir da essência, rapidamente conseguem fazer adaptações e redirecionar as mudanças. O pequeno é mais ágil, e a agilidade conta muito nesse novo cenário.

Para conseguir fazer tudo isso, só com planejamento, disciplina, criando hábitos positivos e concretos na direção que o seu negócio exige. Deixar de fazer coisas que não são mais importantes, continuar a fazer o que faz a diferença no seu negócio e aprender coisas novas, é o que vai fazer seu cliente ficar encantado, lhe preferir e recomendar. Priorize o que faz a diferença para o seu cliente e destaca seu negócio da concorrência. Você não é todo mundo, você é você!

 

Crédito da foto de capa: Anna Shvets/ Pexels

Avatar
Luciana Falcão Franco [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!