Net Promoter System (NPS)

Em um mundo onde a voz do cliente tem o poder de moldar o destino das empresas, o Net Promoter System (NPS) parece emergir como uma bússola essencial para se navegar no vasto oceano da satisfação do cliente. Só que não e não mesmo!

Contextualizando, O NPS (Net Promoter, Net Promoter Score e NPS são marcas registradas da Bain & Company, Inc., Fred Reichheld e Satmetrix Systems, Inc.) é uma pesquisa realizada com uma única pergunta feita aos clientes que se relacionaram com a empresa. Busca medir seu nível de satisfação com os produtos ou serviços prestados. A frequência destas pesquisas pode variar conforme a estratégia e recursos de cada empresa. As mais praticadas são as trimestrais e anuais, mas existem empresas que fazem até diariamente.


É a melhor forma de se medir a satisfação dos clientes?

Eu diria que é uma das formas possíveis, mas não a mais eficiente, uma vez que a satisfação do cliente é algo muito mais complexo e mutável na relação de consumo do que ele possa expressar em uma única pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, você indicaria essa empresa para um familiar ou um amigo?

 

O NPS é mais uma opção de medição (dentre vários indicadores) sobre a satisfação do cliente e não deve ser considerado como o principal, já que é necessário aprofundar nos porquês de cada nota recebida.

Um fator muito importante é a velocidade de reação da empresa em cada uma dessas notas. Uma estratégia rápida e inteligente para potencializar cada insight internamente é fundamental para proporcionar uma satisfação real dos clientes e garantir melhorias contínuas no atendimento.

Se uma empresa considera o NPS como sua única fonte para medir a satisfação do cliente, corre um grande risco de errar feio nas suas percepções sobre a sua satisfação.

Existem outros indicadores importantes a serem observados como CES (Customer Effort score), CSAT (Customer Satisfaction), Retation Rate (taxa de retenção), FCS (First Call Solution), PR (% de Reincidências) PRef (% de refaturamentos), PD (% de Devoluções) entre outros

Por isso, quando se analisa o NPS isoladamente ele se torna pobre para determinar a real satisfação do cliente com a empresa.

Se você observar apenas o NPS ao longo dos últimos cinco anos de uma empresa e ver que ela manteve no período uma nota igual ou maior do que 85%, pode ser um sinal de que a empresa faz um esforço razoável para atender bem.

O NPS precisa ser para as empresas a consequência de um planejamento inteligente de atendimento, que associado a uma cultura de relacionamento consolidada, processos ágeis e uma estrutura tecnológica robusta possam juntas proporcionar uma qualidade real no relacionamento com os clientes e não a sua causa.

Empresas como Apple, Amazon Web Services e Salesforce utilizam o NPS para mostrarem também ao mercado o sucesso que alcançam através de um compromisso e da importância de ouvir e responder as necessidades dos clientes, o que reflete nas notas alcançadas por estas empresas ao longo dos anos.

Quando falamos de NPS falamos de alguns ecossistemas que precisam estar fluindo de forma mutável e ágil dentro das empresas como os tecnológicos, processos, gente, estruturais, culturais e de todos que trabalhem de forma simbiótica para dar inteligência ao atendimento, gerando insights para a empresa e proporcionando uma experiência inovadora e surpreendente para o cliente.

Este manifesto é um chamado para a ação. É um convite para iniciar uma jornada em direção a um outro patamar que é a IA – Inteligência em Atendimento. Estamos embarcados com muito conhecimento, ferramentas, experiência de mercado e uma paixão enorme por gente. O futuro pertence àqueles que ouvem e aprendem com seus clientes.

Nos convide para um café e vamos conversar sobre isso e muito mais, nosso time de apaixonados pelo cliente vai te ajudar em toda essa jornada.

 

Abraços

Clarice Gimenez

Pesquisar

Guias

Banner fixo

Pense bem
antes de entrar

sua vida vai se transformar
depois de você conhecer
a gente!

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.