A gente sabe que os 5 sentidos fazem parte da decisão de compra, mas a startup Aryballe, com sede na França, está focando no olfato digital. O NeOse Advance da Aryballe é capaz de detectar, registrar e reconhecer odores.
Pistas visuais e nossa memória olfativa são as principais responsáveis pelas nossas decisões. De acordo com um estudo realizado pelo Marketing Institute, os aromas de couro e cedro nos induzem a comprar móveis. Já os aromas florais e cítricos nos mantêm mais tempo em uma livraria.
Os usos que as empresas podem fazer com o dispositivo são infinitos. Prever a manutenção de equipamentos industriais ou automotivos, rejeitar ou aprovar o fornecimento de matéria-prima, entre outros.
O NeOse Advance atrai as moléculas de odor emitidas por diferentes produtos. Assim, é feita a análise de peptídeos com sensores químicos e espectroscopia, conseguindo então o olfato digital. As entregas do dispositivo começarão neste mês de junho, no entanto o preço ainda não foi divulgado.
Fonte: Forbes, The Spoon e Sloan Review