Programas de fidelidade WEB3: como a Nike e a Starbucks estão usando NFTs

A Web3 está abrindo novos caminhos para as marcas renovarem seus programas de fidelidade e gerarem engajamento entre os fãs das marcas. Graças a ascensão da Web3, o blockchain e os aplicativos descentralizados permitem a propriedade de NFTs e a possibilidade dos usuários, ou seja, os clientes se beneficiarem economicamente desses tokens.

Os tokens digitais, também conhecidos como tokens não fungíveis, ou NFTs, são extremamente flexíveis, ou seja, podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de uma marca e de seus clientes. Dessa forma, a tokenização abre grandes oportunidades para as marcas aumentarem o engajamento e as recompensas usadas nos programas de fidelidade.

Os tokens podem ser usados ​​para gamificar as interações, rastrear o envolvimento do cliente e recompensa-lo de maneira tangível com vantagens do mundo real. Veja como destacamos a Nike e a Starbucks estão usando NFTs em seus programas de fidelidade Web3:

 

Nike

De acordo com a GDRUK, a plataforma .Swoosh, baseada em Web3 da Nike está procurando construir uma comunidade virtual para os fãs se reunirem e interagirem com a marca de uma forma significativa.

Na plataforma, atualmente em versão beta, os usuários têm acesso a colecionáveis ​​virtuais da Nike, incluindo sapatos e roupas que podem ser usados ​​em jogos e experiências digitais. Esses ativos também concedem aos titulares acesso a eventos e experiências exclusivas e podem ser negociados com outros usuários.

A plataforma será focada na cocriação à medida que se expande em 2023. Os membros da comunidade poderão entrar em desafios para co-projetar produtos virtuais com a Nike, com royalties concedidos aos designers das inscrições vencedoras.

A Nike está usando a plataforma para estabelecer vínculos com as comunidades e criadores locais, realizando eventos em lojas afiliadas, buscando construir uma comunidade o mais diversa e equitativa possível, alinhada às iniciativas de diversidade mais amplas da marca. Em fevereiro de 2023, um evento Swoosh no café e loja de roupas Somewhere em Washington DC atraiu artistas locais, fãs de tênis, colecionadores de NFT e outros criadores.

 

Starbucks

Também de acordo com a GDRUK, a Starbucks está lançando um programa de fidelidade baseado na Web3 que integra a tecnologia blockchain em seu esquema de membros existente.

Lançada pela primeira vez em setembro de 2022 para um pequeno número de membros e funcionários existentes nos EUA, a iniciativa foi aberta para mais usuários em janeiro de 2023 e continuará a se expandir este ano. A plataforma foi criada em conjunto com a plataforma de fidelidade Web3 Forum3.

Os membros são convidados a participar de ‘jornadas’ interativas, coletando NFTs e pontos que podem ser usados ​​para desbloquear benefícios e experiências. As atividades incluem um tour virtual por uma fazenda de café, curiosidades sobre a herança da marca e minijogos interativos. À medida que os usuários ganham mais pontos, eles podem aproveitar níveis mais altos de recompensas, com o nível mais alto oferecendo acesso a eventos exclusivos e uma viagem IRL para a fazenda de café da Costa Rica.

 

Como resultado, os programas de fidelidade incorporados pela Nike e pela Starbucks serão acompanhados de perto por outras marcas, seus níveis de sucesso e envolvimento servirão como indicador para marcas que desejem executar programas semelhantes.

 

Fonte: GDRUK Capa: Imagem

Assine nossa Newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nos conte o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pense bem
antes de entrar

sua vida vai se transformar
depois de você conhecer
a gente!

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.