Muito tem se falado em Solidariedade. Vemos diariamente, nas redes sociais e nos canais de comunicação, campanhas de doação que, muitas vezes, arrecadam milhões de reais para auxiliar os mais necessitados, nesse momento delicado que estamos todos vivendo. As campanhas solidárias nunca fizeram tanta diferença!
Talvez seja esse o melhor momento para falarmos de Solidariedade como valor de marca, não apenas como pano de fundo para campanhas pontuais – sem dúvida, valiosas e bem-vindas – de arrecadação de fundos e bens materiais.
O que é valor de marca? É um atributo que faz parte do DNA de uma marca e se revela em todas as suas ações, em todos os momentos do seu ciclo de vida: lançamento, crescimento, maturidade e declínio.
Uma marca é solidária na essência quando tem como atributo principal o olhar cuidadoso para o outro. Quando a Solidariedade é de fato um valor intrínseco da marca, seu relacionamento com a Equipe, os Clientes, os Fornecedores, os Canais de Distribuição, os Acionistas, o Poder Público é transparente, colaborativo e de real parceria.
É a marca que mostra, em todas as suas ações, uma atitude positiva e inovadora, aberta às mudanças, acolhedora às críticas e, por isso mesmo, sempre jovem.
O Natal está chegando e não há dúvida de que o Natal 2020 será diferente de todos os outros. Melhor ou pior… Não sabemos. Mas é muito provável que, depois de tantas experiências e surpresas vividas nos últimos meses, estejamos este ano mais próximos do verdadeiro sentido do Natal: união, compartilhamento, amor, solidariedade.
Se sua marca “ainda” não tem a Solidariedade como um valor, que tal repensá-la e agregar, de forma coerente e consistente, esse atributo a ela? Para isso, no entanto, é preciso vocação. Como falei há pouco, é preciso ser coerente e consistente.
Uma marca que tem a Solidariedade como valor precisa praticar isso diariamente dentro de casa, com seu próprio time. Como fazer isso? Começando pela própria Liderança.
Um líder solidário, atento, cuidadoso, próximo, acolhedor, inspira o time a segui-lo, multiplicando a Solidariedade em todos os níveis. Dentro e fora da empresa.
Uma marca verdadeiramente solidária pratica esse valor com todos os seus pontos de contato, tem empatia para superar divergências e encontrar soluções sustentáveis para os seus relacionamentos com Fornecedores e Canais de Distribuição.
Reúna o time e avalie como andam essas relações. O que poderia ser melhorado se toda a empresa colocasse em prática o valor da Solidariedade? Que novos combinados poderão fazer com os parceiros a partir de agora, colocando a Solidariedade como prioridade?
Com tudo isso analisado, revisado e colocado em prática, sua empresa estará pronta para criar e implementar campanhas solidárias, tão frequentes no Natal. Isso é coerência e os Clientes reconhecem.
Os consultores da Ponto de Referência estão preparados para ajudar você e seu time a transformarem a sua marca, através da construção ou reforço dos seus atributos e, dessa forma, ganharem ainda mais relevância e preferência.
Encontraremos juntos o melhor formato para desenvolver esse trabalho com você.
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Imagem: Aaron Blanco Tejedor on Unsplash