Através do programa Timberloop, a varejista de moda pretende recuperar seus produtos para serem reformados ou reciclados, uma aposta na circularidade. Nesse sentido, a Timberland convida seus clientes a devolverem suas botas e roupas velhas em lojas da marca ou através de envio.
A Timberland está trabalhando para lidar com esse que é um dos principais desafios do programa, educar os clientes e fazer com que devolvam produtos. Dessa forma, os clientes podem baixar uma etiqueta de frete grátis para devolver qualquer produto Timberland ou devolver direto em qualquer loja Timberland. Além disso, a marca também oferece aos clientes que participarem um desconto de 10% na próxima compra.
Diferente de outras marcas focadas em pequenas partes do processo de circularidade, como TheRealReal e Everlane, a Timberland pretente que o Timberloop seja abrangente. De acordo com Atlanta McIlwraith, diretora de engajamento e ativação da comunidade global da Timberland, “o objetivo da empresa era criar um sistema abrangente que abordasse muitos aspectos da circularidade”.
Os produtos em boas condições serão reformados e revendidos, enquanto que os produtos que não puderem ser reformados serão desmontados, para que cada parte possa ser reciclada. A ReCircled será responsável por desmontar e reciclar os produtos que ao final do processo retornarão como matéria-prima para a Timberland. “Escolhemos fazer parceria com a ReCircled porque ela tem a experiência e o equipamento para processar nossos sapatos” complementa McIlwraith.
Além disso, ReCircled, tem presença internacional, o que é ótimo para os planos da Timberland de lançar o Timberloop na Europa em abril. Até o final do ano o programa estará disponível nos mercados do Oriente Médio e Ásia-Pacífico, os quais serão processados pela ReCircled.
Fonte: Fast Company