Esta nunca é uma ação fácil de se fazer. Sabemos que esse é um dia para marcar nossa luta por respeito, equidade e tantas outras pautas importantes quando se fala de mulheres. É preciso estar atento para não ser clichê ou cair em vieses inconscientes. Como também, não menos importante, proporcionar momentos para se orgulhar das conquistas, construir memórias positivas, experiência prazerosa e memorável.
Recebemos um pedido de um de nossos clientes para desenvolvermos uma ação para o Dia Internacional da Mulher. Nosso trabalho com esse cliente é de estruturar o modelo de negócio do empreendimento. Um Strip Mall moderno, com um conceito forte de vizinhança, localizado no bairro de Perdizes em São Paulo que será lançado no final deste semestre.
No prédio já funciona um renomado salão de beleza que é a âncora do Mall e entendemos que, como bons vizinhos, nada melhor do que fazermos uma ação conjunta com um público que é 90% de mulheres.
Criamos toda a estratégia, mecânica e divulgação, mas hoje não é dela que quero falar. Vamos tratar do poder transformador que une, engaja, traz o pertencer em uma experiência vivida e que transborda para o cliente. Construção profunda de relacionamentos.
Entendemos que essa construção sempre começa de dentro para fora. Comunicamos a todos os profissionais do salão como a ação seria feita para os clientes, só não falamos que eles também participariam. Essa era uma parte da surpresa.
A ação de relacionamento desenhada foi um ensaio fotográfico para clientes que se agendaram para esse dia
Constatamos que 99,9% das pessoas chegavam com a seguinte afirmação de início: “não sou fotogênica, fico péssima nas fotos”. Com o trabalho primoroso e sensível dos fotógrafos vimos nos primeiros cliques a mágica acontecer. Cada um que passava pela experiência usava a mesma expressão: “Nossa, essa sou eu?!! Você é mágico? Sou eu sem filtros! Eu nunca me vi dessa forma”.
A magia precisa envolver todo mundo
Começamos a chamar as profissionais (cabelereiras, maquiadoras, manicures, organização e limpeza) para verem o efeito dos seus trabalhos registrados nas fotos. A celebração, as trocas de elogios foram gerando novos registros. Cada um da equipe foi convidado a fazer também suas fotos. O ambiente foi se modificando, pulsava e transpirava alegria, confiança, autoestima sendo reforçada em um grupo de profissionais diversos. Todos estávamos completamente conectados na mesma energia. Uma experiência só é boa, quando todos que fazem parte dela, sentem a mesma vibração.
Além da Customer Experience ativamos em alto nível a Employee Experience
Relacionamentos se fortalecem pela construção de boas memórias que marcam o coração e trazem ótimas lembranças. Desta forma, se quer repetir, voltar, indicar e contar para todo mundo.
A força do trabalho coletivo, o reconhecimento e valorização individual é retroalimentada pelo prazer em ver o que se proporciona ao outro. É preciso trazer essa consciência para os ambientes corporativos.
Há melhor forma de se diferenciar na cultura de gente, na gestão e no atendimento de uma marca? Ter gente competente, com brilho nos olhos, entusiasmo, acreditando no seu propósito de fazer bem e o bem. Adoraria ter neste momento um Climômetro para medir batimentos cardíacos, pupilas brilhantes e larguras de sorrisos.
Que poder transformador tem isso! Acredite. Experimente 🙂
Parceiros desse trabalho Cris Moreira e José Eduardo Acevedo Olivares.