Varejistas repensam o uso de sacolas plásticas

Cresce o debate em torno da real necessidade das sacolas plásticas e do uso sustentável de plástico em geral. Pensando nisso, alguns varejistas, entre eles Walmart, Target, Kroger, se uniram em prol de soluções de substituição para as sacolas plásticas tão comuns em suas lojas.

De acordo com o estudo realizado pela alemã Fundação Heinrich Böll, o Brasil consumiu em 2018 cerca de 11,3 milhões de toneladas de plástico. Destas 11,3 milhões de toneladas, apenas 1,28% foi reciclada. São números preocupantes quando comparados a média global de 9%, 34,6% dos Estados Unidos e 21,9% da China. Os americanos descartam 100 bilhões de sacolas plásticas anualmente, número que sem dúvida impulsionou a iniciativa das varejistas.

A iniciativa chamada, Beyond the Bag, em português Além da Bolsa, aconteceu durante 2020 e anunciou neste mês nove vencedores entre centenas de inscrições de todo o mundo. A administração do concurso ficou a cargo do Center for the Circular Economy da Closed Loop Partners, que coordenou o concurso junto com a empresa de design IDEO.

 

Mais do que uma sacola, um objeto com história

A SmartC além de ser uma sacola reutilizável, é também uma plataforma digital complementar que guarda a história da sacola. Ao passar no caixa o vendedor pode registrar as compras na sacola através de um chip de identificação de radiofrequência ou código QR. Assim você poderá consultar a história da sua sacola em um painel online que mostra graficamente sua reutilização.

 

Assinatura de sacolas

Outra proposta vencedora, a Goatote propõe a assinatura de um serviço de sacolas. As sacolas estarão disponível através de um quiosque digital na loja. Em contrapartida, as sacolas Goatote devem ser devolvidas, dentro de 30 dias, para serem lavadas para outros clientes. Muito melhor do que sacolas plásticas espalhadas pela casa, não é mesmo?

 

Os vencedores do projeto dividirão o prêmio de US $ 1 milhão em dinheiro. Além disso, muitas empresas participarão de uma incubadora de seis meses com o Center for the Circular Economy com o objetivo de aprimorar seus projetos e testá-los com os parceiros varejistas. A substituição das sacolas plásticas não acontecerá de um dia para o outro, o projeto de acelerarão e relacionamento com essas empresas quer ajudar nessa transição.

 

Fonte: Fast Company e BBC

Imagem: Business Green

Pesquisar

Guias

Banner fixo

Pense bem
antes de entrar

sua vida vai se transformar
depois de você conhecer
a gente!

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.