Ir para o conteúdo
Edit Content
  • Home
  • Conteudo
Blog
Novidades
E-Books
Vídeos
O Que Está Por Trás Do Que Fazemos
  • Sobre nós
Como tudo começou
Método PR
Nosso manifesto
Mais retorno do que fazemos
Glossário
Nosso time
Edmour Saiani
  • Quem Atendemos
Varejo independente
Redes de varejo
Rede de Prestadores de serviços
Shoppings
Indústria de bens de consumo
Indústria de bens/ serviços
Distribuidoras
Franqueadores
Franqueados
Instituições
Escolas e instituições de ensino
  • Soluções
  • Presencial
Palestras
Workshops
Mentorias
Projeto
Transformação de Atendimento
  • À distância
Palestras
Workshops
Mentorias
  • Soluções mais procuradas

NRF 2019 – cada vez mais conhecimento cada vez mais perto da realidade

  • Foto de Edmour Saiani Edmour Saiani
  • Digital, Experiência, Inovação

Todo começo de ano em NY, acontece o Big Show, uma mistura de feira e palestras organizado pela National Retail Federation. Participo há mais de 25 anos e, a cada ano que passa, ainda me surpreendo com as novidades que vejo no varejo.

Todos os anos a NRF propõe trilhas de aprendizagem. Resolvi escrever esse texto para clarificar pra você, leitor, essas trilhas e argumentar um pouco sobre a minha visão diante de cada uma delas.

Neste ano eu defini que o varejo tem que ser PHD. Ora, PHD? Sim! É uma necessidade que o varejo seja Physical/Físico, Human/Humano e Digital/Digital.

Se não trabalharmos bem e integrados, essas três dimensões, nunca vamos conseguir ser completos e sempre vamos abrir margem para nossa concorrência.

Assim, eu entendo que todas as trilhas propostas pela feira neste ano, estão de alguma forma, acopladas nessas três dimensões que defini, e eu vou mostrar um pouco de cada uma para que você entenda o porquê:

 

GLOBAL CADA VEZ MAIS DESAFIADOR

Ficou bem explícito que a China está muito à frente dos EUA quando se trata de inovação. Grandes exemplos disso são os dois executivos chineses, Jack Ma do Alibaba Group e Liu Qiangdong da JD.com, representados pelos seus executivos na NRF:

  • Liu com sistema de distribuição sem atendimento, o Bingo Box, loja 24 horas que integra inteligência artificial e automação, dispensando funcionários e permitindo que clientes façam compras com o uso apenas de tecnologia. E os diversos pontos de distribuição via drone com capacidade para entregar os produtos em até 2 horas em qualquer lugar da China.
  • Já o Alibaba frisa sua principal diferença – e grande fator de sucesso – em comparação a marca mundial Amazon: se tornar um marketplace que dá espaço para os pequenos varejistas. Comparado com a Amazon – que também é um marketplace mas que tem produtos próprios concorrendo com os demais – a Alibaba existe com a função de dar voz aos pequenos empresários e colocá-los visíveis no mercado.

A China andou tanto devido a um leapfrog, um salto: com a falta de espaço físico para o crescimento do mercado este se viu obrigado a crescer na rede onde não existe limite – o mundo digital.

 

PROPOSITO TEM QUE SER DE ALMA

Este é um ponto que permeou pelo menos a metade das palestras da feira neste ano. Para quem ainda não sabe, é bom explicar que é ter um propósito é uma marca se dispor a fazer mais do que ganhar dinheiro: ela quer fazer o bem. Seja para o mundo,para quem trabalha nela. É quando a empresa destina seu dinheiro para além do acionista. Organizações simples pensam em resultado e retorno financeiro. Organizações com propósito pensam em cada pessoa que faz parte do seu meio e como gerar benefícios para todos, seja para sua comunidade, seus fornecedores, funcionários, enfim, cada um que esteja de alguma forma, ligado a ela. Essas mudanças de atitude são como um ciclo virtuoso e inspiram outras pessoas a fazerem coisas boas.
A grande sacada é como grandes marcas têm mostrado que o propósito está ligado não só a reputação, mas também ao resultado. A NRF trouxe números que provam que marcas com propósito rendem 2x mais que marcas convencionais. Palavra da Unilever. Mas Tom´s, Patafonia, Chobani, Allbirds corroboraram esta tese.

 

TALENTO CADA VEZ MAIS VITAL

Talento, pra mim, é um quesito extremamente importante. E na NRF isso é visto com os mesmos olhos. Talentos são sempre necessários em varejo. Afinal, se você não tem gente comprometida na ponta, ela jamais vai entregar o que a sua marca promete para o cliente por incompetência. Competência na ponta é fundamental, e nesse sentido, dois pontos foram destaques na feira deste ano:

  • A Amazon está se distanciando de cuidar de gente, a sua loja física tem um atendimento decepcionante. Amazon go, Amazon Books e Amazon 4stars não tem nada de surpreendente. Sem falar da degradação galopante do Whole Foods depois que foi adquirido pela Amazon.
  • Enquanto a Amazon está perdendo reputação quando falamos do quesito pessoas, o Walmart está fazendo ocontrário. Com as mudanças de postura da marca – que já vem sendo tomadas desde o ano passado – o funcionário tem sido cada vez mais prestigiado. É como voltar as raízes do Walmart de Sam Walton, que criou sua empresa focando em gente. Dentre os diversos benefícios novos que estão sendo concedidos estão: a extensão da licença maternidade e a criação de um processo de ingresso à faculdade, onde os interessados em determinadas disciplinas pagam apenas 1 dólar por dia e o Walmart se encarrega do restante da mensalidade.

Este que exemplifiquei é o talento da loja. Mas existe o outro lado da moeda, o talento digital. Como uma loja consegue atrair talento digital em meio a uma competição por espaço de grandes nomes como Apple, Amazon, Google, Facebook, entre outras? Um representante da SEPHORA trouxe uma resposta brilhante: “eu vou atrair um talento digital para trabalhar na minha loja se eu der para ele autonomia e a possibilidade de escrever uma história”. Transformar varejo em digital pode ser o maior desafio de uma pessoa. Se você trabalha em grandes marcas como o Google, passa a ser apenas mais um. Se você trabalha em uma loja de varejo, vai ser o cara que fez a transformação digital daquela marca.

 

COMUNIDADE DE FORA PRA DENTRO

Toda vez que falamos sobre comunidade parece que estamos falando de dois polos diferentes, e sobre como a marca sempre tenta se aproximar da comunidade. A NRF trouxe o conceito de que a primeira comunidade mais importante para a marca são seus funcionários. A segunda, os clientes! Pensando nisso, como fazer com que a comunidade de Clientes se aproxime da empresa? A resposta é simples: deixando que ela influencie nos produtos. A personalização é uma obrigação. O Cliente quer o produto do jeito que ele quer, feito sob medida para as necessidades dele. A Brandless é uma das marcas palestrantes na feira que dá um show nisso: além de vender produtos a 3 dólares (eliminando os intermediários), ela nasceu ouvindo os clientes. O conceito da Brandleess foi ouvir o que as clientes NÃO gostam em determinados produtos de beleza e produzir produtos com o aval das Clientes.

 

OPERAÇÕES COM BACKOFFICE PREDITIVO

Um dos pontos fortes na NRF são os fornecedores apresentando suas ferramentas para otimizar as operações na marca. São inúmeras e clientes contando como funciona o de operação em suas empresas. O fato é que a tecnologia pra frente do balcão não resiste com a falta de tecnologia atrás do balcão. Controle de estoque, controle de capital de giro, entre outras “operações” nunca vão deixar de existir no varejo e precisam estar sob controle. O backoffice precisa estar cada vez mais moderno para atender essa demanda: foi-se o tempo que ele apenas registrava o que acontecia na loja, precisamos de mais, de predição, de saber o que está faltando e o que precisamos fazer e entender como melhorar nosso estoque olhando pra frente, não apenas para o retrovisor.

 

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COM FOCO DO CLIENTE, NÃO O QUE EU ACHO QUE ELE QUER

O tema mais importante – e recorrente – é, sem dúvida, experiência do cliente. Experiência passou a fazer parte do cotidiano de qualquer varejista, e mais que isso, abriu os olhos para que as marcas entendam a importância do cliente.

A jornada de busca do consumidor é algo que ainda não está sob nosso controle mas, a partir do momento que ele cai na rede de experiência do cliente, seja ela digital ou física, cabe a marca proporcionar a MELHOR experiência para que o cliente a prefira e – principalmente – se mantenha pra preferindo em relação à concorrência.
Na NRF, muitas marcas abordaram este ponto. Pequenas e grandes. Todas com o foco em: atrair, manter e prolongar o relacionamento do cliente com a empresa.

No caso das experiências físicas, de contato humano, cabe a quem está atendendo ter a flexibilidade e competência necessárias para entender como cada cliente gosta de ser atendido. As experiências digitais são tratadas por atacado, e isso não faz com que a marca tenha os resultados que espera. A tendência é que a inteligência artificial somada a um CRM bem feito, trabalhem experiências do cliente individuais e cada vez mais personalizadas. Analisando tudo em que seu cliente tem interesse e oferecendo apenas aquilo que ele te deu permissão e que vai realmente interessar.

Hoje, tanto o CRM quanto a IA são acessíveis aos varejistas, basta colocar a mão na massa e começar a trabalhar.

 

 

Como conclusão que tiro de todos os dias de feira e das minhas visitas às lojas case de sucesso é que só o bom varejista vai sobreviver ao mercado. E isso é cada vez mais evidente. Então, seguem as minhas dicas para que você avalie se está ou não preparado pra encarar o que o futuro reserva: tenha uma boa equipe e garanta que ela vai entregar o que o cliente precisa e invista na experiência digital e entregue aquilo que cada um quer de maneira personalizada.

Mas é bom dar uma olhada no que diz uma pesquisa da Oracle sobre a diferença entre o que pensa o Cliente e o varejista sobre o uso do digital na loja: https://www.prnewswire.com/news-releases/new-study-hey-alexa-95-of-consumers-dont-want-to-talk-to-a-robot-when-shopping-300778396.html

Leia, reflita a aja.
E se quiser saber mais e fazer parte da mudança acesse: bit.ly/malucos 

Assine nossa Newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Nos conte o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Guias

  • Atendimento
  • CRM
  • Cultura Organizacional
  • DBM
  • Design
  • Digital
  • Equipe
  • Experiência
  • Experiência do Cliente
  • Franquias
  • Inovação
  • Liderança
  • Lifestyle
  • Loja
  • Marcas
  • Novidades
  • NPS
  • Operação
  • Produto
  • Reputação
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Venda

Banner fixo

Leia tambem...

Cultura de Gente: O Menor Investimento com o Maior Retorno

22 de maio de 2025
Continuar lendo >

NRF 2025 no dia a dia do Seu Negócio: como usar os Insights de Nova Iorque para construir Resultados Superiores

22 de janeiro de 2025
Continuar lendo >

3 IA’s – A base do que vamos ver no NRF BIG SHOW já já em Nova Iorque

8 de janeiro de 2025
Continuar lendo >
  • +55 21 99961-6997
  • Whatsapp
  • [email protected]
Acesso Rápido
  • Mentoria
  • Palestras
  • Workshops
  • Comunidade #Malucos
Links
  • Edmour
  • Blog
  • Novidades
  • Glossário
  • Contato

Política de privacidade | Política de Cookies

MADE WITH ❤ TUIUIÚ COMUNICAÇÃO

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.