A proposta da mais recente boutique Nespresso em Viena, Áustria é proporcionar aos clientes uma experiência imersiva, projetada em torno de 5 artes. Design, conhecimento, compartilhar e cuidar, circularidade e hospitalidade fazem parte dos pilares da experiência na boutique Nespresso.
A boutique de Viena proporciona à Nespresso a oportunidade de se aproximar conhecer melhor o cliente final. Bem como os conceitos testados na atual loja servirão como base para futuras inovações nas outras 809 boutiques em 532 cidades em todo o mundo.
Experiência do Cliente projetada em torno de 5 artes:
- Design – A bela estética da boutique Nespresso, através de materiais e design usados nas áreas de estar inspiradas em cafés, quer mexer com os sentimentos e emoções dos clientes.
- Conhecimento – Os processos de aprendizagem vão desde rituais de degustação até explicações sobre o torrefação e moagem de grãos de café que permitem ao cliente entender sobre os aromas do café e os caracteres do sabor de origem da bebida que estão tomando.
- Compartilhar e cuidar – Nesse sentido, eventos e parcerias locais reúnem os amantes de café e a Nespresso em torno de uma paixão em comum.
- Circularidade – O Espaço de Reciclagem da loja mostra aos clientes como a Nespresso recicla suas cápsulas de alumínio usadas. Assim como os painéis interativos na loja mostram ações para preservar os recursos do planeta.
- Hospitalidade – A hospitalidade fica por conta de um ambiente acolhedor e convidativo para desfrutar de um café. Além disso, a loja conta com serviços exclusivos, como gravação de presentes e personalização de produtos.
Físico e digital proporcionam uma experiência imersiva
Coffee Lab, o espaço reservado para que os clientes explorem as histórias e informações por trás dos cafés Nespresso combina os ambientes físico e digital. “Por exemplo, os rituais de degustação, já bem-sucedidos em nossas butiques, agora serão complementados com experiências digitais, como painéis interativos que contam a história de como apoiamos os cafeicultores por meio do Programa de Qualidade Sustentável AAA”, afirmou Jean-Christophe Jaunin, Diretor Global de B2C da Nespresso em uma entrevista ao Retail TouchPoints.
Conexão exclusiva com os clientes locais
Com o objetivo de criar uma conexão exclusiva com os clientes locais, o design e decoração da da boutique de Viena possui diversos elementos vienenses inspirados em artistas locais como Josef Hoffmann e Palais Ferstel. Sob o mesmo ponto de vista, os clientes podem desfrutar de receitas clássicas e locais de café, como “Wiener Einspänner”, “Fiaker” ou “Franziskaner”.
Boutique sustentável
A mais recente boutique Nespresso, certificada pela BREEAM, garante um design de móveis sustentável. Dessa forma, alguns recursos já usados em outras boutiques também presentes em Viena são: iluminação LED, madeira certificada pelo Forest Stewardship Council e tampos de mesa feitos com borra de café reciclada ou uso de energia proveniente de recursos renováveis.
Fonte: Retail Touch Points