Ponto de Referência

Começou o ano

Agora é pra valer: Começou o ano!
Vai dar tempo de fazer tudo que preciso pra alcançar os resultados que desejo?

Pode parecer estranho e meio fora de época, mas pra muita gente o ano está começando agora, com o fim do carnaval!
Os motivos são dos mais variados: viagens, férias, recesso de fornecedores, férias dos Clientes, congressos, crianças em casa, hóspedes, volta às aulas, temporada de exames médicos… E pra justificar: “Até o carnaval acabar nada acontece mesmo…” Esse ano, com o carnaval em março, lá se foram 65 dias do ano, o equivalente a 17,8% do tempo que temos. Muita coisa pra quem espera sucesso e resultado. E pra esses, podemos trocar a palavra “motivos” por DESCULPA. Ok, tem muita coisa que não funciona mesmo ou a velocidade não é a mesma que em outras épocas do ano. E nós também precisamos dar um tempo, recarregar as energias, ver coisas diferentes, só não dá pra usar essas desculpas pra não fazer nada e como não adianta chorar pelo leite derramado, ou nesse caso, pelo tempo perdido, vamos olhar pra frente e ver o que podemos fazer pra recuperar!

O que fazer? Basicamente 3 coisas: Planejar, Eliminar as Pendências e Ficar Atento às Tendências.
Isso vale tanto para uma empresa ou pra nossa vida pessoal. Vamos ver juntos como fazer.

Planejar – O que você quer conquistar esse ano?
Determine suas metas e procure não se deter apenas aos números. Reputação ajuda e muito a trazer resultado e na maioria das vezes a gente se esquece de medir. Comece a acompanhar a quantidade de elogios que sua equipe, sua marca, seus produtos ou seus serviços recebem. Acompanhe as críticas também, essas são ótimas oportunidades de reconquistar Clientes e até converter em elogios.
Claro que o planejar já traz na sequência outras ações: acompanhar e redirecionar quando for o caso.
O quanto antes descobrirmos o que deu certo e o que deu errado, mais rápido podemos agir para repetir ou pensar no plano alternativo.

Eliminar Pendências – O ano acaba, mas tem coisas que não terminam junto com ele automaticamente.
Sabe aquilo que você foi adiando, adiando, adiando, às vezes tão simples que sempre ficava pra depois? Isso se chama pendência. Você já está careca de saber que tem que fazer, mas por uma ou outra razão não faz. Faça já! Você nem imagina o bem que faz eliminar pendências. Quando terminar vai até se perguntar por que demorou tanto pra fazer. E o que demandar mais tempo ou esforço, comece!
Organize sua agenda e reserve sempre um horário para essa atividade e logo estará resolvida também.

Buscar Tendências – Ano novo, vida nova, novas ideias…
E de preferência faça disso um hábito: dia novo, vida nova!
Na sua programação diária, semanal, quinzenal, mensal, inclua sempre um tempo para ver o que há de diferente no seu mercado, no cenário econômico, na concorrência e até mesmo buscando temas de seu interesse que não tenham muito a ver com seu negócio. As boas ideias podem surgir de onde menos esperamos, é só você ter a mente relaxada e livre de censuras que conexões vão se estabelecer.

Agora é com você!
E no próximo ano, faça sua pausa, mas não demore pra colocar seu bloco na rua.
Pro carnaval acontecer em março, as escolas de samba começam os preparativos assim que termina o desfile, já pensando no que deu certo e no que deu errado.
Precisando de ajuda, conte conosco!

Avatar
Cláudia Azevedo [email protected]

Consultora e Palestrante especialista e responsável por treinamento de vendas

Nenhum Comentário

Postar um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.