Em tempos de concorrência acirrada, é preciso usar todas as armas para se diferenciar e a CULTURA ORIENTADA
PARA O ATENDIMENTO é uma delas.
Uma cultura para gerar vantagem competitiva deve ser:
DIGNA
Respeita quem a ajuda, devolve em recompensa e reconhecimento o que cada um faz pela marca;
VALIOSA
O funcionário quer trabalhar nela, o Cliente quer comprar dela, ambos percebem o seu valor;
ORGANIZADA
Tem processos bem modelados e integração de todos que garantam a entrega competente e o atendimento diferenciado sempre;
RARA
Pouca gente entrega o que ela entrega ou do jeito que ela entrega;
INIMITÁVEL
Ninguém entrega o que ela entrega ou do jeito que ela entrega;
A cultura de servir e atender preenche todos esses requisitos e pode fazer muito por qualquer empresa: de portes diferentes, de indústrias diferentes, de mercados diferentes.
A pergunta que se coloca é: como se cria uma organização orientada de verdade para o atendimento?
Com espírito de “Como Posso Te Ajudar?” O tempo todo?
É preciso existir uma CAUSA pela qual todos que trabalham na organização lutem voluntariamente. Ter uma CULTURA que valorize mais quem entrega a promessa da marca.
Que quem está na matriz, muitas vezes desprezando esses caras que se esforçam tanto e são tão maltratados por alguns Clientes e até por pessoas da própria Equipe.
A Equipe que se integra em torno de uma causa no local de trabalho, vai aprender a construir causas na vida. A Equipe inspirada por um líder de verdade a se integrar, vai liderar o seu ambiente para que a integração aconteça.
Ou pelo menos evolua.
A marca tem que planejar uma EXPERIÊNCIA inspiradora.
Nos 6 sentidos: Tato, olfato, paladar, audição e visão.
Ops, faltou o sexto: emoção.
Só atendimento causa a emoção que transforma o comportamento do Cliente. Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual.
Construído por marcas e Equipes que têm Atitude Incrivelmente Diferente Do Usual.
Marcas com causa, cultura, Equipe, diferenciais e experiência planejada entregam ao Cliente tudo o que planejaram. E essa
entrega causa um turbilhão no coração dos Clientes.
Afinal os dias de hoje são tão áridos de trocas generosas, que quando uma acontece, vira um caso a ser contado. Atendimento é, na verdade, o grande fator que faz o sexto sentido de cada Cliente.
O Cliente sente ENTUSIASMO E CONFIANÇA e inicia um RELACIONAMENTO. REPUTAÇÃO se constrói assim.
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Até a próxima,
Edmour Saiani