A evolução da competição fez com que cada vez mais as marcas se parecessem.
O novo Cliente, que não mais se deixa hipnotizar por ofertas coloridas e preços arrebatadores, passou a buscar novos atrativos nas marcas que consome. Nesse mercado maluco em que tudo é igual, a pergunta a ser respondida é:
Porque você compra mais de uma marca?
A. Porque ela insiste em vender?
OU
B. Porque ela o atende melhor que as outras?
A resposta é unânime. Alternativa B – Sobrou um diferencial quase que inimitável a ser praticado: atendimento diferente do usual. Atender é a maneira mais generosa de alguém se relacionar com o mundo, ou mais perto, com alguém que precisa da sua ajuda.
De coração para coração. Do agente de atendimento da marca para o Cliente. De pessoa para pessoa. Todos reconhecem que ambientes em que o atendimento é a tônica, a convivência é melhor, se ganha mais em conjunto, se evolui mais.
Nesse novo mundo, marcas grandiosas têm atendimento incrivelmente diferente. Elas têm foco da Equipe e foco do Cliente.
Você acha que o atendimento pode mudar o mundo? Claro!
A Equipe que se integra em torno de uma causa no local de trabalho, vai aprender a construir causas na vida. A Equipe inspirada por um líder de verdade a se integrar, vai liderar o seu ambiente para que a integração aconteça. Ou pelo menos evolua.
A marca tem que planejar uma EXPERIÊNCIA inspiradora. Nos 6 sentidos: Tato, olfato, paladar, audição e visão. Ops, faltou o sexto: emoção. Só atendimento causa a emoção que transforma o comportamento do Cliente.
Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual. Construído por marcas e Equipes que têm Atitude Incrivelmente Diferente Do Usual.
Marcas com causa, cultura, Equipe, diferenciais e experiência planejada entregam ao Cliente tudo o que planejaram. E essa entrega causa um turbilhão no coração dos Clientes. Afinal os dias de hoje são tão áridos de trocas generosas, que quando uma acontece, vira um caso a ser contado.
É preciso existir uma CAUSA pela qual todos que trabalham na organização lutem voluntariamente. Ter uma CULTURA que valorize mais quem entrega a promessa da marca que quem está na matriz, muitas vezes desprezando esses caras que se esforçam tanto e são tão
maltratados por alguns Clientes e até por pessoas da própria Equipe.
Atendimento é, na verdade, o grande fator que faz o sexto sentido de cada Cliente “adotar” uma marca, comprar, recomprar, elogiar e recomendar. O Cliente sente ENTUSIASMO E CONFIANÇA e inicia um RELACIONAMENTO.
REPUTAÇÃO se constrói assim.
Até a próxima,
Edmour Saiani