Ponto de Referência

Novas formas de pagamento

Google Maps e Cielo inovam com novas formas de pagamento

O Google Maps em integração com o Google Pay e a Cielo em parceria com a Payface anunciaram novas formas de pagamento como soluções para seus clientes. A experiência contactless, sem contato físico, está ganhando espaço entre os clientes em meio a pandemia. Ao passo que incentivaram iniciativas de grandes empresas como o Google e a Cielo.

 

Pague antecipadamente seus meios de transporte

O Google anunciou em fevereiro o serviço de pagamento de transportes. O serviço estará disponível para usuários do Google Maps que tenham cartão de crédito ou débito cadastrado no Google Pay. Os usuários poderão pagar serviços de transporte público (ônibus, trens e metrôs) e estacionamentos através de parquímetros. Ao menos 400 cidades americanas já podem utilizar essa nova forma de pagamento.

Para usufruir da facilidade, basta planejar sua viagem usando o Google Maps. No caso de transportes públicos, ao carregar a rota no aplicativo, automaticamente o serviço de geolocalização informará o valor da viagem e permitirá o pagamento antecipado das tarifas. Por outro lado, os motoristas podem realizar o pagamento antecipado do estacionamento ao informar o número da zona de estacionamento e quanto tempo ficarão estacionados. Não há problemas em inserir mais tempo de estacionamento caso hajam imprevistos.

 

Reconhecimento facial mesmo com máscara

Sob o mesmo ponto de vista, a fim de levar novas formas de pagamento mais seguras aos clientes durante a pandemia, a Cielo anunciou o pagamento por meio de reconhecimento facial. Momento oportuno, uma vez que segundo a empresa: “cerca de 18% dos 6,2 bilhões de transações processadas pela empresa em 2020, usaram tecnologias sem contato, como QR Code e NFC.”

Nesse sentido, a Cielo juntamente com a startup catarinense Payface garantem a segurança do processo. O rosto do cliente é registrado em movimento, ou seja, o reconhecimento facial não pode ser realizado através do uso de fotos, dificultando fraudes. No entanto, a nova forma de pagamento pode ser realizada usando máscara, indispensável atualmente.

O serviço está em fase piloto em uma unidade da Drogaria Iguatemi em São Paulo. De acordo com Paulo Caffarelli, presidente-executivo da Cielo: “Depois, planejamos estender o uso para outras grandes redes de drogarias”, disse na quarta-feira o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli. “Quem sabe, no futuro, para supermercados.”

 

Fonte: Whow, Canal Tech e Coin Times

Avatar
Equipe Ponto de Referencia [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!