Natal – novos tempos, natal Físico, Humano e Digital

O Papai Noel já se adaptou aos tempos pós-pandemia. Se antes as entregas eram feitas na grande maioria via loja é de se esperar que nesse ano, o natal seja híbrido como nunca. O físico já se contaminou do digital definitivamente.

Em anos anteriores ao falar de natal usávamos os pilares Espírito de Natal, Time, Operações, Comunicação e Produto.  Os pilares não mudam. O que mudou é que em cada pilar temos que subdividir as ações entre físico e digital. Além do humano, claro, afinal o grande segredo do varejo é que Papai Noel é o Time da loja. Foco então no Físico, Digital e Humano.

 

Espírito de Natal

É aquele sino que bate quando chega o natal. O mais normal é isso acontecer no início de dezembro, mas quanto antes você começar a trabalhar com o seu time, mais cedo eles vão se agilizar para tudo o que tem que ser feito. Eu sempre começo com uma carta para o Papai Noel com tudo que desejo pra esse natal. Uma consequência no digital é que mais do que nunca você vai poder convidar seus Clientes a virem para a loja, site ou app usando as redes sociais e whatsapp. Antes mesmo do natal chegar. Lojas competentes em CRM vendem para os Clientes frequentes em novembro. Antecipam a venda. Não expõem esses Clientes ao pico do natal.

 

Time

Todos têm que ser muito competentes. Se você ainda tiver alguém não competente com chance de ser dê uma chance. Se não troque antes do natal usando a possibilidade de testar os extra-natal, ou contratar algum com o fim de substituir alguém que tenha que ser excluído.

Todos no Time têm que conhecer todos os meios digitais que a sua empresa use. Só assim eles estarão seguros para recomendar esses meios para os Clientes. Sem medo.

 

Operações

Todo mundo sabe o trabalho que dá se preparar para essa data. Desde embalagem até turnos mais longos. A operação do natal cansa. Por isso tem que ser muito bem planejada. Um check-list vai ajudar muito. Ainda mais se você pedir ajuda de quem participou de natais anteriores. Faça um diário de bordo ou uma caixa preta contando tudo o que acontecer. Vai ajudar no check-list e a evitar erros no ano que vem. Memória operacional. Mais do que isso, no natal híbrido, alguém tem que estar pronto para executar e manter vivo e dinâmico o esforço digital. Se um site muda uma vez por trimestre normalmente, no natal a frequência tem que aumentar muito. O mesmo com redes sociais que tem que ser renovadas a cada novo olhar do consumidor. Se ele não sentir esse frescor de ideias ele não se sentirá inspirado a aprofundar o relacionamento com a marca até comprar.

Muito importante é a logística de suporte a todas as ações digitais para que o seu Cliente tenha o menor número de problemas possível com cada processo de compra e entrega.

 

Comunicação

O espírito de natal tem que estar carimbado na sua marca. Embalar a loja para o natal é clássico. Você tem que fazer isso senão o Cliente não vai achar que Papai Noel está nela. A comunicação física no natal é o que faz sua marca entrar na escolha do Cliente para comprar os presentes. Banner, vitrine, sinalização de preços, cartazes, embalagens, tudo com cara de natal, dentro do seu posicionamento e do design integrado que você escolher. Faça isso profissionalmente. Se você não tiver recursos internos, peça ajuda. Vale a pena. É o maior retorno de investimento que você pode ter. Só que, de novo, vem o digital. Suas redes, site e toda comunicação digital têm que estar embalados para natal também. O site com a cara da loja, a loja com a cara do site. Tudo inspirando o Cliente no momento do contato com cada ponto de relacionamento com a marca.

Provavelmente, como já mencionamos nos itens anteriores, a comunicação digital vai ser o maior esforço que você vai fazer no natal deste ano. Não se esqueça, CRM vivo e muito diálogo dos vendedores com seus respectivos Clientes para restabelecer relações que aconteceram durante o ano, ou não, mas podem acontecer agora, via whatsapp ou o meio que seu Cliente escolheu.

 

Produto

Aqui a chave de sucesso é inovação. Claro que os produtos básicos que você vende têm que estar presentes. Eles também podem ser presentes para alguém. Mas os Clientes leais já têm esses produtos básicos, então você deverá ter produtos que não vendeu o ano todo para temperar seu sortimento e apresentar alternativas para quem gosta e compra muito de você. Sua vitrine e suas redes sociais estarão tão atraentes quanto você tenha esses produtos diferentes para mostrar. O Cliente mede sua competência em produtos por quanta novidade você lança.

Não se esqueça da máxima, produto bem barato para o amigo secreto, produto de preço intermediário para o amigo de verdade e produto de preço superior para o meu presente ou dos entes mais queridos da minha vida.

 

Em poucas palavras, dicas para o seu natal ser mais bem-sucedido. Troque muito com todos do Time, compartilhe suas preocupações e ganhe aliados para tornar o evento um grande sucesso.

Ah, não se esqueça de criar eventos de natal, principalmente entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro. Os shoppings estão caprichando cada vez mais nos eventos deles. Se você não caprichar, seu Cliente vai preferir ficar no mall. E você vai perder o fluxo potencial dessa temporada. Pode ser qualquer evento, desde uma comidinha para quem visita a sua loja, demonstração de produtos, desfiles, vale tudo, só não vale ficar estático, prateleiras, produtos e time desanimado.

Boas vendas, muitos likes e melhores recomendações.

 

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