Ponto de Referência

O que essa quarentena nos ensinou sobre as Marcas e os Canais de Distribuição?

Mesmo antes da pandemia, muito já se falava sobre CONVENIÊNCIA.

Não estou falando de Lojas de Conveniência, mas sim de Conveniência para o Cliente.

Muito se falava, mas pouco se fazia de fato. A pandemia obrigou as Marcas e os Canais de Distribuição a se reinventarem da noite para o dia. Algumas marcas e alguns canais já estavam adiantados, promovendo mudanças significativas, mas muitas – talvez a maioria – foi pega de surpresa.

Alguns resistiram, tentaram ganhar tempo, mas a necessidade gritou alto: o consumidor simplesmente deixou de sair de casa e as compras presenciais migraram para o ambiente virtual em questão de dias.

O consumidor continuou demandando, mas de forma diferente e em categorias diferentes de produtos e serviços. Artigos de higiene e limpeza passaram a encabeçar as listas de compras, assim como alimentos e bebidas. As famílias se isolaram em suas casas e, com isso, passaram a preparar suas próprias refeições e a se reunir para almoçar, jantar e assistir juntas suas séries e programas de TV.

Os pedidos online para farmácias, supermercados e hortifrutis dispararam e pegaram muitos deles totalmente despreparados para atender e – o que é pior – sem saber por onde começar.

Quase 6 meses se passaram desde o início da quarentena e, nesse período, aprendemos muito sobre as Marcas e os Canais de Distribuição.

As Marcas que se fortaleceram junto aos consumidores foram aquelas que se dispuseram a ouvi-los e a traduzir as suas necessidades em novos produtos e serviços. Os Canais de Distribuição que se reinventaram e investiram em pessoas, processos e tecnologia já estão colhendo bons frutos, como o aumento da preferência e do número de novos clientes.

Seus serviços de delivery, seus horários flexíveis, suas embalagens mais seguras e higiênicas e suas equipes capacitadas e treinadas para atender um consumidor mais exigente e fragilizado pela pandemia compuseram um mix vencedor. Esses Canais de Distribuição certamente já ganharam fãs, que dificilmente os abandonarão no futuro.

O que sua Marca ou Canal de Distribuição aprendeu nessa quarentena? Que aprendizados já se transformaram em atitudes e estão incorporados ao dia a dia da empresa? Que mudanças já foram implementadas e que resultados já podem ser percebidos nessa fase de retomada? Com a Mentoria Online da Ponto de Referência, todos os seus aprendizados podem ser identificados, avaliados e transformados em novas atitudes e processos, para que a sua Marca retome o ritmo dos negócios com consistência e de forma sustentável. Vamos conversar?

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Vania Carvalho [email protected]

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