Como construir um plano de vida, não apenas plano de carreira pode melhorar e muito seu futuro
O tema plano de carreira já mobilizou a vida e tirou o sono de muita gente. Em tempos não tão modernos, havia uma necessidade de permanência no emprego para inspirar confiança. E, além de muito trabalho havia que se torcer para que os caminhos trilhados levassem a uma eventual promoção. Mudar era um risco sério.
Eu mudei várias vezes de emprego antes de me tornar empresário. Quem me entrevistava tinha duas atitudes: se gostava de mim, achava que eu era flexível, mas muitos entrevistadores me achavam volúvel. Eu nunca me submeti a ficar numa empresa apenas por plano de carreira prometido. Sempre era. Sempre pensei numa outra alternativa.
Os tempos mudaram. Hoje em dia plano de carreira migrou para um plano secundário. Ninguém mais se preocupa em passar a vida ou dar a vida por uma empresa. A não ser que seja a sua. Ruim? Para a empresa, talvez. Para quem trabalha para alguém, o papel da empresa e do líder tem que ser suporte à realização do plano de vida. E ainda há a alternativa, antes rara, de você ter a sua própria empresa.
É do plano de vida que vamos falar aqui. E é ele que você deve fazer ou incentivar seu time a fazer. Líderes que fazem plano de vida são mais realizados. Times cujos líderes incentivam a fazer plano de vida se doam mais no tempo que investirem naquela função e naquela empresa.
O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO FUTURO
Aprendi que o futuro é construído com a base das conquistas que eu fiz até o presente. Para enriquecer o presente e levá-lo à dimensão de futuro, muita imaginação. O sonho vem daí. Mas ninguém sai do presente para o futuro só sonhando. Aliás, o sonho do futuro vem, quase sempre, acompanhado de medo. De não realizar o que foi planejado. Planejar, aprender e organizar são os vetores para o futuro. Mas o verdadeiro combustível é a liderança. Sem ela, sem uma atitude corajosa de sair da zona de conforto com todas as forças, o futuro não deixa de ser o que você planejou e se limita ao que a sorte lhe premiar. Pouco. Então vamos planejar.
PRESENTE
Escreva quais são os pontos do presente que o incomodam ou quais os sonhos não realizados.
Ninguém muda se essas duas facetas da vida não o motivarem. Muitas vezes as pessoas esperam o que as incomoda, incomodar muito até começar uma mudança. Não espere. Muitas vezes a espera deixa situações indesejáveis se cristalizarem. Aí a mudança fica mais difícil. E, por outro lado, se nada o incomoda, sonhe. É a melhor hora para mudar.
IMAGINAÇÃO
Esqueça as limitações, use a imaginação. Quais são as opções de caminhos para o seu futuro? Não se restrinja aqui.
Depois de sonhar, priorize, elimine e descreva-o abaixo do item futuro.
FUTURO
Descreva como você quer se ver daqui a 5 anos. Na verdade, passe um filme na sua cabeça. A força de pensar, visualizar, reafirmar ajuda muito a tornar o futuro realidade.
Guarde as alternativas que você definiu em imaginação. Algo pode dar errado e você vai precisar delas.
MEDO
O que pode atrapalhar seus planos? Racional ou irracional? Verdade ou mentira! Não deixe nada irreal atrapalhar sua nova realidade.
LIDERANÇA
Como os problemas que você percebeu que são racionais podem ser superados e se tornarem oportunidade? O resto nem existe…
PLANEJAMENTO PREPARAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Qual o passo a passo que você precisa fazer para que o seu sonho aconteça? O que você tem que aprender? Como você tem que se preparar? Quem serão os parceiros de construção do sonho? Como você vai se integrar a eles na realização do sonho?
Ninguém chega no futuro sozinho. É muito importante ter alguém que nos anime quando houver dificuldades. E haverá. Sempre.
Comece já. Invista 30 a 60 minutos no processo de repensar a vida.
Vale a pena.
Já já a gente comemora.
9 Comentários
Texto inspirador !
Aliás , marca registrada da Ponto de Referência e seu principal executivo !
Muito bom, Edmour.
Além da idéia em si (“chavear” de “plano de carreira” para “plano de vida”), você dá um “caminho das pedras” para a criação de uma estratégia pessoal e detalha um modo para fazer o planejamento. Executar o próprio plano (neste caso: viver) ficará mais simples, com mais realizações, mais segurança e, certamente, mais felicidade.
Obrigado.
Querido. Muito obrigado.
Muito legal grande abraço Edmur
Você é exemplo de quem sabe cuidar e muito da vida. Abraço enorme. Edmour
Excelente material !!! Parabéns
Excelente texto!
Muito bom, Edmour.
Além da idéia em si (“chavear” de “plano de carreira” para “plano de vida”), você dá um “caminho das pedras” para a criação de uma estratégia pessoal e detalha um modo para fazer o planejamento. Executar o próprio plano (neste caso: viver) ficará mais simples, com mais realizações, mais segurança e, certamente, mais felicidade.
Obrigado.
Muito inspirador!!!
Você como sempre, dando um TOC para quem precisa!!