A Starbucks, rede de cafeterias, começou a trabalhar para diminuir o uso de copos descartáveis em suas lojas. Em duas frentes, a proposta é adotar o uso de copos reutilizáveis em Seatle, Estados Unidos, e na Coréia do Sul. Encerrando o uso de copos descartáveis no segundo.
Copos reutilizáveis, normalmente em cerâmica e outros materiais, não são novidade na Starbucks. No entanto, o projeto piloto em andamento em Seatle, oferece aos clientes copos reutilizáveis muito parecidos com os descartáveis que a rede já usa. Durante o piloto, que vai até maio, os copos serão limpos e esterilizados para voltar às lojas em 48 horas.
Nesse sentido, o cliente que escolhe o copo reutilizável paga um depósito de U$1 e pode devolver em um quiosque de autoatendimento, onde recebe o valor pago e pontos de recompensa. A responsável pela limpeza nesse caso é a startup Go Box. Do mesmo modo, os clientes que levarem os copos para casa podem agendar a coleta realizada pela Ridwell.
Sob o mesmo ponto de vista, um projeto similar será adotado na Coréia do Sul ainda este ano. A iniciativa é uma resposta a políticas públicas do país. Por exemplo, um projeto de lei introduzido em 2020 em que restaurantes fast-food e cafeterias deverão cobrar uma taxa pelos copos descartáveis. A meta é que a rede deixe de oferecer copos descartáveis até 2025.
Fonte: Fast Company