Ponto de Referência

O storytelling por trás da Lu do Magalu

Quem vê a Lu do Magalu em programas de TV e nas redes sociais, acompanha o excelente trabalho da equipe de marketing da marca. A influenciadora digital do Magazine Luiza é referência nacional e internacional nesse ramo, sendo a terceira maior influenciadora virtual do mundo. Não é à toa que o Magazine Luiza foi a primeira varejista do mundo a ter mais de 1 milhão de seguidores no YouTube.

Os números falam por si só, a marca possui 5,5 milhões de seguidores no Instagram, 1,3 milhões no Twitter e 13 milhões no Facebook. No entanto, é no TikTok o maior sucesso da Lu do Magalu que conseguiu 1 milhão de seguidores em 3 meses, ficando na 5ª posição entre os maiores perfis empresariais do país.

A influenciadora digital, criada em 2013, humaniza a experiência digital do Cliente com a marca. O sucesso não tem receita, mas o gerente de marca e redes sociais do Magalu, Pedro Alvim, falou sobre o storytelling por trás da Lu do Magalu.

 

Reconhecimento e Empatia

Carismática, a Lu gera reconhecimento e empatia no Cliente. De acordo com Pedro Alvim: “durante uma história, as pessoas admiram o personagem mais pelas tentativas do que pelo sucesso. Se envolvem com a história e se espelham nela”. Por exemplo na Copa 2019 quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final e a Lu chorou.

 

Posicionamento

Nesse sentido, a Lu não fica em cima do muro e se posiciona sobre assuntos relevantes. Um ótimo exemplo foi a Campanha no Dia Internacional da Mulher em 2018, quando a marca se posicionou contra a violência contra a mulher e subiu a hashtag #EuMetoAColherSim.

Também no Dia Internacional da Mulher, dessa vez em 2019 a marca implementou um botão de denúncia no app, para facilitar a denúncia de casos de violência. Mais recentemente em 2021, o botão de denúncia, passará a ter uma nova função, que direciona ao projeto Justiceiras. Projeto que acolhe e apoia vítimas em até 24h.

 

Conteúdo relevante

Conhecer sua audiência em cada plataforma é fundamental para a produção de um conteúdo mais relevante para o seu Cliente. Dessa forma, ao identificar no Youtube da marca um público jovem e que gosta de games, a Lu passou a produzir vídeos com dicas para jogos, como Fortnite.

 

Interação com o Cliente

A marca precisa estar antenada e ter uma resposta rápida ao que está acontecendo. Essas interações podem ser desde a publicação de uma foto da Lu nas redes sociais que parte de um meme que viralizou até a participação em um “challenge” do momento.

 

Consistência na humanização do storytelling

A Lu já participou de campanhas ao lado de famosos como Anitta e Alok, onde uma delas promovia a venda de produtos e até mesmo da roupa usada pela Lu, e outra informava sobre a chegada da empresa no Rio de Janeiro.

Sob o mesmo ponto de vista, participou da última edição do Dança dos Famosos, programa da Globo. “Com muito envolvimento tecnológico, conseguimos colocar a Lu na TV, dançando, toda semana”, diz Pedro Alvim, gerente de marca e redes sociais do Magalu. A Lu dançou sete ritmos, ao longo de sete semanas, funk, samba, paso doble, salsa, samba, valsa e tango.

 

Fonte: E-commerce Brasil e Infomoney Imagem: Oficina da Net

Equipe Ponto de Referencia [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!