Ponto de Referência

Sustentabilidade nas lojas virtuais

Hoje, cada vez mais os consumidores estão mudando seus hábitos visando reduzir os efeitos no meio ambiente, preocupam-se com a origem e meios de produção do que consomem e buscam marcas que tenham a sustentabilidade como um de seus valores. Chega a ser motivo de orgulho pagar mais por produtos ou serviços de marcas que respeitem o meio ambiente, promovam ações educacionais e sociais, além de serem inclusivas e apoiarem a diversidade. Então, nada mais coerente que pensar em tudo que se pode fazer de sustentável numa loja virtual!

Uma loja virtual já faz uma boa economia se comparada a uma loja física, mas o resultado pode ser ainda melhor ser for repensado e trabalhado de um jeito mais consciente. Saindo da teoria e indo para a prática, vamos por partes…

Estratégia – quando colocamos a sustentabilidade de forma explícita da estratégia de uma marca, isso quer dizer que o compromisso assumido vai orientar todas as decisões, desde os valores, a alma da empresa, passando pela formação da equipe, definição dos produtos e serviços, relação com fornecedores, preços praticados, metas, até que tudo isso determine os resultados alcançados e reputação conquistada.

Cada detalhe é importante e o ponto de partida é a consciência do impacto ambiental causado hoje. A partir daí, estabeleça metas pensando em tudo que pode ser melhorado, eliminando as ações poluentes e despertando para a consciência ecológica. Você pode começar avaliando o espaço que ocupa: é do tamanho necessário e vale o quanto você paga por ele? É possível otimizar as despesas, por exemplo, com energia e água? Às vezes um equipamento ou lâmpadas antigas consomem tanta energia, que até compensa investir na troca por um novo mais econômico.

Equipe – Você formou um time que consegue aliar competência, diversidade e inclusão? O ambiente tem uma energia positiva, proporciona conforto e condições ergonômicas que façam o dia passar rápido e a produtividade seja elevada? Às vezes a “poluição” causada por pessoas negativas, que não gostam do que fazem ou que não tenham boas condições de trabalho, tem efeitos tão devastadores quanto uma queimada ou derramamento de óleo no mar.

Produtos e serviços – além do produto em si, cuide para que os insumos ou materiais utilizados sejam de procedência e qualidade confiáveis, e se for o caso, recicláveis ou biodegradáveis. Analise suas embalagens: explore o design para conseguir trabalhar com tamanhos adequados aos produtos, que permitam economizar material, sem comprometer a proteção e facilitando o transporte. Ou, quando possível, incentive o uso de embalagens retornáveis.

Falando em transporte, uma logística mal elaborada, com rotas subaproveitadas, pode gerar gastos expressivos com combustível, tempo e, o pior, mais poluição. Oferecer ao cliente a opção dele mesmo buscar o produto é uma boa ideia para você e para ele: você economiza com transporte e o cliente não paga o frete.

E o que não for possível mudar? Procure compensar de alguma forma, pode ser plantando árvores neutralizando a emissão de CO2, ou promovendo campanhas solidárias, ou ajudando instituições sérias – sempre há um jeito de fazer o bem e incentivar os outros a fazer também! Deixe de lado a timidez e comunique o que está fazendo, procure apenas ter cuidado ao divulgar o que pode ser comprovado – não como autopromoção, mas sim como uma marca consciente do papel que desempenha na comunidade.

O mercado virtual é concorrido e essa consciência e prática de ações sustentáveis são um grande diferencial. Comunicar suas iniciativas sustentáveis não só te ajuda a economizar, como também traz vantagem competitiva para sua marca, te ajudam a economizar, ampliam seu alcance  e, principalmente, são um incentivo para sua própria equipe, fornecedores e clientes procurarem seguir seu exemplo e agir da mesma forma. A natureza e as próximas gerações agradecem.

 

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Cláudia Azevedo [email protected]

Consultora e Palestrante especialista e responsável por treinamento de vendas

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