A Coca-Cola abriu uma exceção para as normas de proteção de marca ao iniciar uma campanha global que celebra as interpretações não oficiais de seu logo icônico pelas ruas do mundo. Isso porque em diferentes comunidades e países, proprietários de bares e outros estabelecimentos adaptam criativamente os logos de marcas famosas em suas fachadas.
Ao invés de rechaçar essas expressões artísticas, a Coca-Cola optou por abraçar algumas delas na campanha “Thanks for Coke-Creating”. Dessa forma, a Coca-Cola não só reconhece o valor do co-criação com seus consumidores, mas também fortalece a conexão entre a marca e as comunidades. Inclusive aquelas afastadas dos grandes centros urbanos.
Sob o mote “Every Coca-Cola is Welcome”, a campanha inaugurada no Brasil, México, Indonésia, Austrália e EUA celebra criações espontâneas que vão desde murais a letreiros pintados à mão. Para isso, a empresa mobilizou agências da VML em vários países para documentar algumas dessas diferentes interpretações.
Com o apoio de jornais locais, mídias out of home e plataformas digitais, as versões populares da marca foram amplamente divulgadas. Como consequência, a campanha recebeu oito prêmios em diversas categorias do Cannes Lions 2024.