O avanço durante o pós-pandemia do modelo de trabalho híbrido, uma combinação entre o remoto e o presencial está tornando o escritório físico mais colaborativo. Sob o mesmo ponto de vista, grandes marcas como Salesforce, Spotify e Okta repensarem seu espaço de trabalho físico.
Pensando nesse escritório físico mais colaborativo a Salesforce e a Spotify reduziram ou eliminaram as mesas demarcadas. Dessa forma, ao invés de um espaço abarrotado de mesas existem áreas focadas em equipes, tanto para trabalho colaborativo quanto individual.
Da mesma forma a Okta, empresa de gestão de acesso e identidade online, usa tecnologia a favor da otimização do espaço disponível no escritório. Para isso a empresa rastreia o uso dos espaços através de sensores, crachás e analytics. Logo, é possível flexibilizar os espaços de acordo com o uso dos mesmos.
A organização dos espaços e as mobílias têm protagonismo nessas mudanças. Conforme a linha de móveis para o novo escritório pós-pandemia lançada pela Herman Miller sobre a qual falamos recentemente. Bem como os móveis com tomada na sede da Okta em São Francisco proporcionam aos funcionários a flexibilidade de utilizar diferentes locais de trabalho.
Por último, também focando no bem-estar da equipe, a Spotify disponibiliza aos funcionários zonas silenciosas, sem o ruído ambiente tão comum em espaços de trabalho. As zonas silenciosas são divididas por estantes e possuem isolamento acústico nas mesas. Perfeitas para um trabalho em que ouvir é fundamental.
Fonte: Fast Company