A experiência para o consumidor – Sempre melhor quando ela é boa para todo mundo

Acredito que cuidar para que a experiência seja memorável, para todos que a estão vivenciando, será a maior tendência a partir de 2020. Quando ela marca positivamente a Equipe, os parceiros, fornecedores todos querem compartilhar em suas redes sociais e com isso ganha muito valor. E desta forma a reputação de uma marca se multiplica.

Despertar o orgulho de fazer parte e atitudes que geram torcida a favor são atributos determinantes para a construção da experiência. Seja ela traduzindo a essência, o propósito de uma marca ou simplesmente uma ação no ponto de venda.

O consumidor, cada vez mais atento aos detalhes, perdoa menos os deslizes que estejam ligados a discriminação, violência, que afetem animais, o meio ambiente e o desperdício. Enfim, tudo que possa tornar o mundo pior. O consumidor está muito mais crítico agora.

O ano 2020 deixará marcas mais profundas, além da pandemia. Foi o ano do “basta”. Basta às diferenças, aos descasos, a falta de transparência e a tudo que aperta o nosso estômago, aflige a nossa alma e nos faz recuar.

As pesquisas têm nos mostrado alguns sinais do que o consumidor deseja para 2021. A sustentabilidade está em todos os sentidos. Mesmo que ainda não tenhamos muitas certezas de que mundo teremos, sabemos que ele precisará ser bom para todos. Isso é ser sustentável.

Vamos tratar de alguns desejos de virada de ano. Já que não dá para ser para o Ano Novo todo, porque do futuro sabemos pouco.

 

Queremos “muvucar”

Ouço muito: “quando tudo isso acabar precisamos fazer uma festa”.

Festa de aniversário, festa de reencontro, festa de casamento, de descasamento e tudo mais.

O que as pessoas querem é se juntar, se abraçar, se enroscar em liberdade e sem restrições. Celebrar!

Calma pessoal! Ainda não é hora. Vamos curtindo as festas virtuais, por enquanto, para depois voltarmos a nos reencontrar com mais segurança.

Ainda no tema das relações, os trabalhos voluntários também estão entre ás intenções e desejos do consumidor. As iniciativas governamentais, privadas, e as do terceiro setor podem e devem criar estímulos para as pessoas se engajarem no digital ou presencial. Temos uma grande parte da população em extrema vulnerabilidade social que foi escancarada pós pandemia. Toda ajuda será bem-vinda.

O que sua marca pode fazer para proporcionar esses desejos com segurança? Pensar sozinho? Nem pensar! Provoque sua Equipe para trazerem novas ideias.

 

Bem-estar traz saúde

Quem não engordou durante esse período de distanciamento social?

Poucas saídas, home-office, pizza na segunda-feira…

A medida de circunferência de muitos de nós “enlargueceu”. Mesmo assim começamos a pensar mais na saúde, alimentação de qualidade, exames, tomar vitaminas e nas redes sociais rodam diversas receitas e produtos para aumentar a imunidade.

Nestes aspectos, aparecem fortemente nos nossos planos de 21:

  1. Fazer atividade física;
  2. Emagrecer – pesquisas apontam que 6 kg, parece um bom desejo;
  3. Ter uma alimentação saudável.

 

Saúde e bem-estar estão sempre em destaque nas listas dos desejos para um novo ano e daqui para frente serão mais ainda aspiracionais. Esses desejos oferecem muitas possibilidades para as marcas acoplarem e oferecerem experiências diferenciadas para os seus Clientes.

Quando as tendências apontam, para os desejos dos consumidores, eles estão de alguma forma prestando atenção e valorizam tudo o que se relaciona a isso. Mesmo que seja um pequeno detalhe.

Que tal um chá verde com limão refrescante para uma espera?

Parcerias são sempre bem-vindas nesta hora.

 

Bens que voltaram à moda

Você acredita que as pessoas estão querendo ter carros de novo?

Na pesquisa eles estão em 1º. lugar.

Depois da “uberização’ e da Airbnb achamos que esses bens como carro e casa já não eram mais tão desejados. Eles voltam em 1º. e 2º. lugar e depois vem a quitação de dívidas.

A necessidade de segurança e bem-estar faz do carro, uma cápsula de transporte com proteção sem contágio.

A casa, vira um ninho multifuncional. Lugar de acolhimento onde se trabalha, cuida dos filhos, descansa, aprende, cozinha e se exercita. Então tudo que ajude a cuidar deste espaço, para ser cada vez mais agradável, é bem-vindo. E quando o consumidor sai de casa, busca nos demais lugares, esse lugar de proteção e segurança que se tem em casa.

Se sua marca não está, aparentemente, nestes segmentos pense como você chega a casa desse consumidor. Segurança, bem-estar e saúde é o que todos desejamos ter por perto

 

Nossas orientações para construir experiências significativas no início de 2021
  • Promova mais engajamento do que aglomeração. Afeto, emoção e envolvimento conectam as pessoas.
  • Esclareça todas as dúvidas no atendimento digital e seja ágil no presencial.
  • Leve seu negócio para dentro da casa das pessoas. Quando elas quiserem sair, saberão onde te encontrar com acolhimento e proteção.
  • Mostre os bastidores da sua operação. Eles fazem sucesso e trarão transparência, verdade e confiança para os clientes.

 

Nós, da Ponto de Referência, temos muita história boa para contar nestes mais 20 anos de trabalhos com a indústria, varejo e serviços.

Nosso prazer e competência está em desenvolver, implementar, ativar e acompanhar diversos Movimentos que favorecem a experiência que todos tem com uma marca. Internamente e para o Cliente final.

Para isso cuidamos em diversos formatos de capacitação das lideranças e das equipe:

  • Mentoria individual para líderes (principalmente novos líderes- quem saiu da Equipe em um dia e virou líder no outro)
  • Mentoria em Grupos (com temas comuns onde o conhecimento é construído colaborativamente).
  • Palestras para Equipe ou para seus Clientes. Ex.: lojistas de shoppings e rede de lojas da indústria.
  • Movimentos – Onde a atitude é combinada com todos que representam a marca CLT ou parceiros (integração e capacitação para empresas terceirizadas).
  • Treinamentos – específicos e temáticos

Que tal começar 2021 com todo o seu time de colaboradores engajado na causa de construir uma Cultura de Relacionamento baseada na PAZ e na EMPATIA? Que tal fazer do ano de 2021 um ano mais leve e produtivo, com resultados positivos e sustentáveis para todos?

Estamos à sua disposição para criar a melhor solução para o seu negócio.

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