Ponto de Referência

Bora falar de Natal e garantir uma operação segura

Operação seu nome é processo!

Tudo que acontece no varejo, nas empresas e nos negócios em geral, dependem de processos. Não tem jeito…  Para garantir a entrega consistente e no mesmo padrão, tudo depende de um processo muito bem pensado e planejado. Varejo é detalhe e nesses tempos de pandemia que estamos vivendo, a gente sabe que os riscos e perigos também moram nos detalhes.

Estamos nos aproximando da data mais esperada pelo varejo: o Natal! Em outros tempos, estaríamos agitados com contratações de funcionários extras, horário de funcionamento estendido, muita gente circulando, lojas cheias, filas nos caixas, presentas, pacotes, sacolas… Só que esse ano, temos outros detalhes pra cuidar, temos que pensar em como será a experiência do cliente na nossa loja evitando ao máximo o contato físico e cuidando com total atenção do fluxo de clientes.  Operação segura começa por aí.

O lado bom de todos esses cuidados, é que na verdade já estamos vivendo de forma diferente há algum tempo e isso fez com que muita coisa já fosse repensada na operação das lojas para que a satisfação do cliente acontecesse. Então quando falamos de uma operação segura neste Natal em período de pandemia, estamos falando de todos as pessoas que se relacionam com a nossa marca: a equipe, os fornecedores e os clientes.

Estamos falando de cuidar da equipe, garantindo além dos protocolos de cuidados pessoais e medidas preventivas, ter planos alternativos para uma eventual necessidade de substituição por suspeita de contágio. Estamos falando da equipe das áreas de suporte, que é fundamental no apoio a equipe de vendas e ao cliente. Estamos falando de checar a operação dos fornecedores, acompanhar os mesmos protocolos de segurança na produção e entrega do que vamos receber na nossa loja. Estamos falando de preservar nossos clientes, garantindo uma operação segura, com muita sinalização, com cuidado do primeiro contato até o final do atendimento, no caixa, na entrega ou retirada de presentes. Se antes a comunicação com os clientes era focada nas ofertas, hoje precisamos mostrar as mudanças que fizermos na loja, como preparamos a equipe para atender com segurança e os cuidados na higienização de tudo. Temos muito no que pensar para que essa operação seja não só segura, mas também carinhosa para o cliente e que traga ótimos resultados.

Natal é tempo de felicidade, de renascimento e isto não pode ser esquecido. A gente sabe que para a operação ser bacana, precisa ser leve, feliz. E sabemos também que quem está na linha de frente trabalha muito melhor quando se sente seguro e percebe que a felicidade está por todo ambiente, caso contrário, não vale a pena. Não tem como pensar em operação se a gente não pensar na felicidade de todos que nos cercam. A nossa equipe que vai ser muito bem cuidada, os nossos fornecedores que precisam estar alinhados aos nossos objetivos, e que possam nos ajudar gerando muita torcida a favor para que de fato este seja um Natal feliz, muito seguro, mas acima de tudo com clientes felizes e consequentemente, excelentes resultados.

Avatar
Paulo Mendonça [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!