Ponto de Referência

2021 – Um ano para implementar uma Cultura de Paz e Empatia nas Organizações

Estamos quase encerrando o ano de 2020, um ano atípico, de muitos sobressaltos e dificuldades causados pela pandemia do coronavírus.

O mundo inteiro parou e todos nós fomos surpreendidos por notícias desencontradas, muita disseminação de fake news e, como consequência, medo, preocupação e crise nos negócios.

As empresas, de modo geral, estão vivendo um ano de enormes desafios e muitas precisaram reduzir significativamente suas equipes, alterando seus processos internos e descobrindo a importância de construir e fortalecer uma cultura organizacional baseada em PAZ e EMPATIA.

Poderíamos aqui falar de muitos outros aspectos importantes numa cultura organizacional mas, se a sua empresa der prioridade à PAZ nos relacionamentos internos e externos e à EMPATIA em todos os contatos do dia a dia, dará um grande passo em direção à prosperidade, à colaboração e à sensação de pertencimento, em todos os níveis.

Mas como fazer isso, principalmente num cenário tão desafiador como o atual?

Começando pela liderança. Começando pelo dono, pelo CEO, pelo fundador, pelo conselho. A liderança tem o papel de dar a direção e, principalmente, de dar o exemplo. Um líder que estabelece relações baseadas na PAZ e na EMPATIA tem prazer em ouvir, se coloca à disposição do time, compartilha suas ideias e planos, entendendo que esse é o melhor caminho para que todos se sintam parte da empresa.

Quando a liderança constrói e pratica uma cultura de relacionamento baseada na PAZ e na EMPATIA, as negociações com seus fornecedores e parceiros de negócio são amigáveis, produtivas e trazem resultados para todos. É o que costumamos chamar de “ganha-ganha”. Em empresas com essa cultura, o ambiente de trabalho é leve e, mesmo diante de desafios e dificuldades, todos caminham juntos em busca de uma causa comum. Os resultados positivos e as vitórias são compartilhados com todos, comemorados e, sempre que possível, os colaboradores com melhor desempenho são  reconhecidos.

A Ponto de Referência, através do seu time de consultores, constrói, implementa e acompanha diversos Movimentos e Projetos de Cultura de Relacionamento e Atendimento que têm o objetivo de engajar, integrar, adotar uma atitude positiva alinhada com o DNA e a causa de cada organização.

Que tal começar 2021 com todo o seu time de colaboradores engajado na causa de construir uma Cultura de Relacionamento baseada na PAZ e na EMPATIA? Que tal fazer do ano de 2021 um ano mais leve e produtivo, com resultados positivos e sustentáveis para todos?

A Ponto de Referência está à sua disposição para criar a melhor solução para o seu negócio.

Vania Carvalho [email protected]

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!