Ponto de Referência

Indicadores que vão sustentar o futuro exponencial

Como IGP, CPTA, EPD e CVM vão garantir o seu futuro e o futuro da sua marca

 

Não há nada mais certo de que as verdades que conhecemos estão cada vez mais efêmeras. Duram pouco e nos obrigam a aprender ou construir outras com uma velocidade exponencial. Que começa evoluindo lentamente e acelera depois de um certo ponto até o infinito. Parece que não vai acontecer. Parece que não vai ter tempo de evoluir. Se a gente pensar no modelo linear, de evolução constante, não vai mesmo. Mas acontece. A comparação que fiz com um pessoal da área de operações de shopping é data de conclusão de obra. Faltam 5 dias e nada faz crer que a obra vai acabar. Mas acaba. Os últimos dias são violentos. Estamos na fase anterior aos últimos dias de qualquer assunto. Os próximos dias serão violentos.

Mas algumas atitudes não perderão seu valor em qualquer momento da evolução do mundo. Afinal, ele pode evoluir, mas quem o construirá serão as pessoas. Sempre.

Elevando esses indicadores, eles estabelecem a qualidade da convivência entre seres humanos de qualquer nível social ou cultural e das mais aparentemente diversas maneiras de ver o mundo. Vamos começar por fazer O BEM.  

 

IGP – Interesse Genuíno em Pessoas

Este é o indicador que mais importa em qualquer fase da vida. Pessoas que têm IGP constroem um mundo melhor. Normalmente têm ego controlado. Se orgulham mais do que fazem para os outros do que os outros acham do que fazem. IGP é aprendido no início da vida, não sei dizer o quanto é genético, mas tenho certeza de que é aprendido pelo exemplo dos pais que molda para sempre o caráter e o comportamento de gente do bem. O que eu tenho de IGP foi, em grande parte, herança do meu pai. Ele era o exemplo maior de ajudar as pessoas que o cercavam. Às vezes em detrimento até do que precisava e não tinha.

Gente com IGP se preocupa com as outras, mesmo que elas tenham problemas. É mais do que gostar de gente. Na vida e nas empresas, os relacionamentos sempre incluem problemas. E muitos. IGP faz ser natural quando você encontra alguém com problema passar a ser parte da solução.

Gente sem IGP foge dos problemas, jamais assume quando é parte dele quando às vezes é ele que o causou.

 

CPTA – Como Posso Te Ajudar

É o segundo capítulo do IGP. A índole de quem tem IGP se manifesta no dia a dia quando, proativamente, perguntamos a quem está perto de nós: Como Posso Te Ajudar?

CPTA é a manifestação no dia a dia do caráter IGP. A pergunta intencionalmente não permite resposta fechada sim ou não. Ela é exploratória. Quer resposta. E, com a resposta, inspira ajuda.

ambientes com alto espírito de CPTA têm muito menos conflitos desnecessários. E. quando há conflitos necessários, sempre se chega à melhor compreensão das discordâncias. As pessoas, ao invés de desconfiarem ou competirem com as outras, criam elos positivos, colaboram e compartilham acertos e erros. Os acertos compartilhados garantem evolução mais rápida da comunidade que compartilha. Os erros compartilhados evitam perda de energia em ações que já fracassaram e que eu nem me preciso me arriscar a fazer.   

Agora fazer BEM.

 

EPD – Elogios Por Dia

Ambientes simbióticos, onde todos se ajudam evoluem mais rapidamente, todos torcem a favor de todos. Mas é importante acrescentar a esse ambiente de generosidade uma porção também generosa de ambição. A melhor ambição que um ser humano pode ter é ser hoje, melhor do que ontem. Amanhã melhor do que foi hoje. A evolução individual é o motivo pelo qual todos nós viemos ao mundo. E eu só consigo ser melhor para o ambiente onde vivo se evoluir sempre. Então, ao invés de ficar se comparando com quem convive com você meça os elogios por dia que você recebe. Elogio é quase um agradecimento por uma coisa boa que você fez para o elogiador. Então é um indicador absolutamente do bem. Ele não obriga ninguém a ser pior do que você para existir. E, dados da vida, quando alguém é elogiado inspira quem convive com ele a tentar fazer melhor para ganhar elogio também. EPD aprendi com a minha mãe. Ela era muito exigente. E me fez construir um referencial na vida, ser elogiado é bom. Mesmo que você tenha a segurança de ter feito bem. Então vamos convencionar. Eu até posso receber elogio de alguém, mas EPD é, ao final de cada jornada, eu ter a consciência de que fiz mais do que simplesmente a tarefa que me propus a fazer.

 

CVM – Cada Vez Mais

Tudo poderia estar resolvido até aqui. Mas o ser humano é muito exponencial na sua natureza. Quer aprender, aprendizado é uma curva exponencial. E quer evoluir, duas curvas exponenciais. Uma de desaprender, que nos leva de onde estamos até o zero e outra de reaprender, sair do zero até o novo aprendizado. CVM é o inconformismo com o que eu já faço, já sei, já construí. É o lado mais cansativo da vida. Mas, com certeza é o que me mantém ativo, com a mente jovem.

Em qualquer conversa com qualquer público tenho perguntado: E aí? Estão preparados? A resposta vem sempre: SIM. Ledo engano. Daqui a um minuto o mundo mudou e eu tenho que correr atrás do que ele tem a me ensinar. Ou melhor ainda. Eu tenho que ensinar o que aprendi e criei nesse tempo em que o mundo mudou e eu ajudei a mudar.

CVM é nunca parar na zona de conforto. Que deveria se chamar zona de envelhecimento.

CVM é fazer cada vez mais O BEM e BEM. Só assim eu vou honrar o direito que ganhei de viver esse pequeno tempo que vou viver nesse mundo.

 

E AGORA?

Não fique esperando o sinal de que o mundo exponencial está chegando. Saia do seu trilho. Adote uma nova trilha. Pratique os 4 indicadores do futuro. Se auto avalie. Se você não for naturalmente IGP, evolua no que puder. Se não for CPTA, coloque na agenda para fazer CPTA duas ou três vezes por dia. Se não estiver recebendo EPD, se agende e planeje para receber pelo menos um por dia. Assim você estará praticando CVM.

E você vai sentir o coração pulsar mais forte e a energia de quem convive com você torcer a seu favor e irradiar ocitocina – o hormônio do bem-estar – na sua direção.

No final da sua vida, você vai ser avaliado por quantas pessoas você ajudou. E praticando tudo isto, com certeza, você vai ajudar muita gente. E por mais maluco que possa parecer, quem mais vai ganhar vai ser você.

Edmour Saiani
Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

Comments: 13

  • Avatar
    Poly siclier 11 de junho de 2019 12:05

    Amei o artigo.
    Excelente!!!!
    Obrigada
    Bjs

  • Avatar
    Eliane Boccoli 11 de junho de 2019 09:25

    Ótimo artigo Professor Edmour!

    • Avatar
      Edmour Saiani 11 de junho de 2019 11:23

      Muito obrigado.

  • Avatar
    Luiz Fernando Lavor 11 de junho de 2019 08:26

    O cara é demais com uma visão super moderna de um fator que data do início da humanidade: gente.
    Muito bom.

    • Avatar
      Edmour Saiani 11 de junho de 2019 11:23

      Muito obrigado Luiz

  • Avatar
    Rodrigo Brantes 11 de junho de 2019 08:10

    Excelente artigo! Como sempre!!

    • Avatar
      Edmour Saiani 11 de junho de 2019 11:24

      Querido Rodrigo. Obrigado. Conta como andam suas coisas.

  • Avatar
    PAULA 11 de junho de 2019 07:44

    Provocador e inspirador, Edmour! Também acredito que as pessoas é que sempre farão a diferença! Adorei seus indicadores!❤️

  • Avatar
    Amauri Barros 11 de junho de 2019 07:40

    Texto sensacional. Atual e muito criativo. Parabéns a todos!

    • Avatar
      Edmour Saiani 11 de junho de 2019 11:25

      Muito obrigado.

  • Avatar
    Atílio Baccheretti 11 de junho de 2019 07:02

    Edmour, mais um artigo seu, doado para encaminhar e esclarecer as pessoas que estão antenadas com a realidade e que conseguem enxergar o futuro.

Postar um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.