Ponto de Referência

As 8 atitudes que vão ficar depois do COVID-19

O que os novos tempos demandam de quem quer construir bons novos tempos.

Os tempos de COVID-19 originaram formas de se trabalhar, aprender, conviver, comprar e vender que nunca tínhamos vivenciado. No trabalho, o home office testou uma nova maneira de integrar líderes e times que gerou muito aprendizado. O mais importante do que ficou é a atitude que se espera de quem quer ser bem-sucedido nessa nova realidade. Pertença a qual geração pertença.

Resumi em alguns pontos o que acho que esta atitude tem que incorporar.

CONSTRUA E HONRE SEU PLANO DE VIDA

Não é mais plano de carreira, é plano de vida. Quem só pensa em plano de carreira limita o mundo ao qual pode pertencer. Se você não tiver o seu, quem vai ter? Empregado, empreendedor, empresário, todos tem que ter formalizado o plano de vida. Ele guia o que fazemos no dia a dia, como fazemos e para que fazemos. Tenha o seu na ponta da língua e todas as decisões que você tomar vão levar ao futuro que você decidiu. Com toda a preparação e integração que isso requer.

 

PRATIQUE CPTA (COMO POSSO TE AJUDAR?) E CPTA+ (COMO POSSO TE AJUDAR+ ?) PROATIVO

Quem trabalha ajuda alguém, em tempos de distância obrigatória é mais importante ter a postura de “Como Posso Te Ajudar?” proativa. Quem age assim fomenta clima maravilhoso em seu entorno. Dá exemplo. Destrói silos. E produz mais naquilo que é mais importante em cada momento. Praticar CPTA com quem depende do que você faz para fazer bem é ecologia empresarial, na forma mais simbiótica possível. Nada de competir, parasitar ou predar quem depende de você.

 

MEREÇA A CONFIANÇA DE TODOS

Antes de reclamar que os outros não confiam em você, conquiste a confiança de todos. Fale a verdade. Falar o que você pensa é a forma mais fácil de conquistar confiança. Seja você mesmo. Cuide da maneira como você fala a verdade. Cuide de como você é para não agredir desnecessariamente alguém que convive com você. E escolha o melhor lugar e hora para fazer isso. Só não deixe de falar.

 

PERGUNTE PRA QUEM SABE E ENSINE PRA QUEM QUER SABER

Fazer parte de uma equipe é um patrimônio prolífico para quem quer aprender. Todos sabem muito mais do que uma pessoa da equipe. A troca de informações que ocorre num time integrado deve ser fomentada pela prática de perguntar pra quem sabe e ensinar pra quem precisa o tempo todo. Os acertos e erros compartilhados constroem as melhores práticas e evitam erros que alguém já cometeu. Vale para todos no ecossistema em que se vive em qualquer ambiente e fase.

 

ENTREGUE SEMPRE O QUE E QUANDO PROMETEU, SE FOR FALHAR, AVISE

A autodisciplina é a única maneira de construir processos de entrega voluntária intra e inter áreas num ambiente corporativo. Qualquer que seja a sua função, se você for autodisciplinado jamais vai furar um prazo ou uma qualidade de entrega combinada. Atuar voluntariamente entregando antes do prazo e melhor que o prometido é a verdadeira postura de dono de que tanto se fala. Não o dono mandão. O dono que dá exemplo de como se deve trabalhar. Ah, se apesar de tudo você não conseguir cumprir prazos e qualidade avise antes para que quem depende de você possa se planejar.

 

CRITIQUE, DISCORDE E PROPONHA SOLUÇÕES

A sua marca só vai crescer se todos que trabalharem nela tiverem voz e puderem criticar e discordar. Mas a crítica e discordância só têm valor se vierem acompanhadas de propostas de solução. Isso é ser empreendedor. Intraempreendedor. As melhores soluções que implementei na minha vida profissional vieram de um dedo levantado no meio da equipe com aquela cara de: não sei se eu deveria abrir a boca, mas eu não me aguento. Tenho uma ideia.

Pronto, lá vem a genialidade do lugar onde os bons líderes sabem que ela vem. Da cabeça de quem está fazendo algum tipo de trabalho num ambiente onde se possa falar o que pensa. Dádiva de Deus? Sim, de certa forma. Mas pode se chamar de equipe com voz.

 

CRIE MUDANÇAS E AJUDE QUEM ESTÁ DO SEU LADO A MUDAR

As melhores mudanças de qualquer organização são as que surgem da equipe. Ambientes férteis para implementar mudanças têm uma característica em comum: as pessoas estão mais empenhadas em ajudar quem teve alguma proposta de mudança do que impor as suas ideias. Nesses ambientes o ego dá lugar ao apoio. A quantidade de ideias que são implementadas nesse tipo de ambiente é muitas vezes maior do que onde as pessoas querem apenas impor as suas.

 

ENTREGUE RESULTADOS SEM TER QUE SER COBRADO

Nada é mais bem trabalhado nas empresas do que o resultado esperado. Todos sabemos qual ele é. Então qual o próximo passo? Trabalhe de maneira que quem o lidera sempre esteja atrasado quando pensa em cobrar seus resultados. Antes dele perguntar se antecipe e conte pra ele qual ele é. Dia a dia. Até chegar em cada fim de período. Cobrar e ser cobrado são funções de quem não está num nível de competência e responsabilidade para ter a autonomia que se acha que merece. Então seja competente e autodisciplinado para merecer toda a confiança dos seus líderes para trabalhar apenas com a sua pressão.

 

Pronto, estas dicas fazem o dia a dia ter menos cara de dia a dia. Se você e a sua equipe trabalharem assim sua rotina vai ser de muita inovação, colaboração e de resultados cada vez melhores. Dá trabalho conseguir as pessoas que possam e mereçam trabalhar num ambiente como esse. Mas, construído esse time tudo que se extrai é ouro. Zero fofoca, zero dispersão, zero conflitos desnecessários. Leva muito tempo para construir, então comece já. Não tenha na equipe quem não puder agir assim. Só contrate quem tiver potencial para isso. E dê suporte para que seu time cresça a ponto de que você não precise mais liderar apenas e possa liberar todos para exercerem o que vieram nessa vida para realizar.

 

Edmour Saiani
Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

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