Ponto de Referência

As transformações organizacionais e o novo modelo de CEO que vai fazer acontecer

De Chief Executive Officer para Community Exciting Officer. Líder de Entusiasmar a Comunidade

Todo mundo já virou a página de liderar organizações que fazem mais do mesmo para fazer coisas que a gente nunca fez e ninguém mais faz.
Não, não estamos falando de transformação digital, estamos falando de construção de reputação que vai transformar e manter a marca num patamar superior na escolha da maioria dos Clientes do público alvo.
A estratégia é transformar, a tática é zig zag. Zig é cada movimento da mudança, cada novo fator de atração ou manutenção do Cliente. Aí algum concorrente vai imitar o que sua marca fez. Então Zag. Mais um fator de atração ou manutenção do Cliente. Ou ele vai embora.
Esse pipeline de ideias só pode ser construído se o líder da marca abandonar os organogramas convencionais tipo “chuveiro”. Isso, o top down há muito tempo deixou de ser a orientação mais adequada para quem quer construir ambientes inovadores. Não pense que o “bidê” bottom up também pode resolver.
O ambiente ideal é o de comunidades criativas. Simbióticas. Todos ajudando todos. Espírito CPTA Como Posso Te Ajudar? Como acontece nas start ups onde o fundador e quem o ajuda interagem sem hierarquia e numa troca rica de percepções, opiniões e mudanças frenéticas causadas por todos que participam da organização, ops… da comunidade.
O líder dessas novas marcas é meio que um anti-herói.
Ao invés de gênio criativo, carismático, impositivo ele se manifesta através de empatia, humildade, autoconsciência, flexibilidade, capacidade de reconhecer a incerteza e de valorizar erros criativos.
Não mais Chief Executive Officer. Community Exciting Officer. Entusiasmador da Comunidade.
Muito diferente de entusiasmado. E, contrariamente ao que se pensa, os ambientes onde as pessoas querem transformar têm líderes entusiasmantes não entusiasmados.
O que ele deve praticar? Simples, mas não fácil. Só o começo então.

OUÇA E RESPONDA DE TODAS AS MANEIRAS
Os líderes que ouvem demonstram curiosidade e interesse genuíno pelo que a comunidade tem a dizer.
A melhor maneira de inspirar transformação é construir a transformação a partir do que cada pessoa possa expressar. A expressão liberada tem a força de um manifesto individual. O manifesto da transformação da marca é tão mais forte quanto mais ele seja composto pelos manifestos individuais.
O novo CEO incentiva os funcionários a se expressarem. Cria meios para ouvir. Whatsapp, Workplace, tudo. Responde a quem se expressar. Implementa o que for aplicável, reconhece quem deu a ideia. Quando o que for manifestado não for aplicável, agradece. E valoriza o fato de que a pessoa contribuiu. Já já ela vai acertar. Ouvir é estratégia de aprendizado serial. Acelerado. Todos precisam de espaço para experimentar. Todos vão entender que são avaliados não apenas por resultados, mas por criatividade e iniciativa.
Identifique os influenciadores, os “líderes informais autênticos”. Eles são os indivíduos dentro de sua comunidade que têm um alto grau de intuição emocional ou conexão social e poderosa influência sobre os outros. Eles normalmente são os primeiros a se manifestarem. Se forem ouvidos disseminarão o efeito do que sentiram para muitos.

TUDO VAI MELHORAR, PRINCIPALMENTE CADA UM
Inevitavelmente em sua organização haverá muito ceticismo, fadiga institucional e até mesmo uma resistência total à mudança que você acha necessária.
A melhor maneira de evitar essas reações é garantir que todos estejam pessoalmente envolvidos na mudança e percebam o que pode mudar na vida deles.
Tente conversar com eles primeiro sobre eles mesmos, não sobre os negócios e o desafio. Se cada um entender como será beneficiado, vai lutar pela transformação que vai acabar se transformando numa causa de todos.
É aí que entra um bom líder. O compromisso pessoal com a transformação precisa ser demonstrado pela comunicação de um forte senso de propósito, mostrando paixão e revelando crenças e motivações no diálogo em toda a organização.
Líderes capazes de humanizar uma transformação dessas maneiras, orientando o seu pessoal através de mudanças e, ao mesmo tempo, conectando-se a eles, terão mais sucesso. Os novos CEO´s desejam ajudar o mundo e causar impacto em todos que conhecem. Essencialmente, os grandes líderes realmente se importam com o seu pessoal. E os funcionários serão o seu recurso mais valioso ao efetuar mudanças quando sentirem isso.

Edmour Saiani
Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

Comments: 3

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    Peter 25 de abril de 2019 12:41

    Brilhante esta proposta.
    As empresas ainda estao num processo decisorio centralizado que nao contempla esta figura de CEO.
    A velocidade da informacao e a inovacao em ritmo acelerado nao permitem hoje a comunidade de participar de um processo como este.
    Parabens! Estou compartilhando com todos de meu relacionamento.

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    Rodrigo Brantes 24 de abril de 2019 16:33

    Prezado Edmour,
    Sou fã dessa filosofia de que liderar é acima de tudo servir, entender o outro, conectar-se e ter empatia para perceber que minha perspectiva é apenas uma fatia da pizza. Com certeza, por melhor que eu seja, é difícil eu conseguir entender a pizza inteira.

    O mundo precisa evoluir e sair dessa ideia de que o respeito tem que ser maior pra quem está no alto do organograma.

    Já participei de projetos na minha época de consultor da Arthur Andersen em que a solução para o problema do cliente foi na verdade dada por um operário do chão de fábrica.

    Nós apenas colocamos palavras bonitas e empacotamos no meio de bonitos fluxogramas e gráficos.
    Se o operário tivesse um canal para expor sua ideia, a empresa teria poupado alguns milhões e descoberto um grande colaborador!!

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    Amauri Barros 24 de abril de 2019 14:35

    Excelente texto. Hoje todos nós geramos conteúdo. A participação do CEO é inevitável neste processo de inovação que passamos. O futuro é hoje. Parabéns!!!

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