Receber feedbacks negativos de Clientes pode se tornar uma questão complicada dentro das empresas.
E não existe fúria pior do que a de um Cliente desprezado, ou pior, o desprezo dele.
Por isso, é importante saber lidar com esses tipos de situações e treinar o pessoal da sua equipe para que eles também saibam como agir de maneira correta.
Juntei uma série de dicas e atitudes essenciais para que o Cliente não perca a confiança que tinha na sua empresa.
Analise com calma
Escutar o que o Cliente tem a dizer com calma e atenção é muito importante e mostra que você está disposto a ajudá-lo.
No caso de algum problema com a empresa, é necessário admitir esse erro, demonstrando a ele que você reconhece o seu valor e está disposto a melhorar.
Assim como, se o cliente der um feedback negativo, mas acompanhado de alguma sugestão, também é recomendado
colocar o cliente a par das mudanças sugeridas, se foram acatadas, como estão sendo trabalhadas e etc.
Atenção e Carinho
O seu Cliente quer carinho! Não importa por qual meio a reclamação foi feita, procure sempre responder de forma rápida e educada.
Uma equipe bem treinada deve sempre tentar manter a sua postura profissional.
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Não ignore as críticas
Sabemos que não é fácil lidar com críticas, porém ignorar e fingir que elas não existem pode ser um grande tiro no próprio pé.
Atualmente com a internet, o alcance de um comentário negativo pode ser muito maior do que o imaginado e a reputação da sua empresa pode ser prejudicada.
Por isso é importante responder ao menos uma parte dos comentários, mostrando que você se importa com os clientes e quer que eles voltem a comprar de você.
E o que eu posso fazer para diminuir as críticas?
Eu diria que o melhor método para diminuir as críticas é escutá-las! Identifique quais aspectos a empresa está sendo mais prejudicada e procure os melhores meios para solucionar.
É só uma questão de tempo para que os feedbacks negativos se tornem feedbacks positivos.
Até a próxima,
Edmour Saiani
1 Comentário
Edmar
Muito bom ,muito proveitoso . Vou compartilhar com meus pares .
Parabéns
Artigo relevante como sempre !