Ponto de Referência

Sua Nova Marca no Novo Normal

Os 9 fatores críticos da transformação para a volta da quarentena.

Vai mudar. Até o fim da pandemia, o que qualquer marca oferece vai passar por uma metamorfose.
Ainda não sabemos o que exatamente vai ser esse novo normal, mas algumas ações podem ajudar em qualquer cenário. Seguir os 9 passos é construir a base para – respeitando as recomendações de distanciamento – entregar ao Cliente o melhor que a sua marca pode ser.

 

1. Equipe

Garanta que só faça parte da sua equipe quem você contrataria de novo. O time tem a força dos mais fortes e a fraqueza dos mais fracos. Não são tempos de desperdício e o maior desperdício é investir em quem não é muito bom e muito esforçado. Os bons não esforçados e os não bons não esforçados só exaurem a energia do líder e da equipe. Selecione. Mantenha quem ajuda sua marca a construir respeito, reputação, relacionamento e resultado.

 

2. Cultura

Reforce todos os combinados antes de voltar à ativa. Comece já. Cheque com todos que constroem sua marca se estão claros os pontos da sua cultura. Se ela não estiver explícita para todos, reconstrua a cultura com todos e para todos que possam ajudar a marca a evoluir. Escreva um manifesto que inspire a cultura e faça com que ela chegue a todos através do seu exemplo.

 

3. Liderança

Mais que nunca ouça a sua equipe. Ela vai ser a grande aliada de construção do futuro da sua marca. Eles sabem muito sobre a conexão dela com os Clientes. Com certeza eles serão os primeiros conectores da sua marca com os Clientes. Construa cada próximo passo com eles. Tudo que for construído dessa forma terá maior engajamento e eficácia. Eles sabem muito sobre tudo que vai acontecer. Conte com eles.

 

4. Cliente

Ele está mais carente, com medo e sem rumo do que nunca. Dê atenção e carinho antes de vender. Seja pelo meio que for, a primeira ação tem que ser uma oferta de ajuda. O Cliente não vai se esquecer de quem quiser ajudá-lo. Depois, qualquer oferta de vendas será bem recebida. Obviamente, desde que ela seja direcionada para as coisas de que ele gosta. CRM é tudo. Se sua marca não tiver um, construa um a partir de agora. Muito bem estruturado.

 

5. Parceiros

Além da equipe, construa com cada parceiro os próximos passos da relação. Sejam eles fornecedores, bancos, locadores, comunidade, Clientes. Fale com cada um deles. Quanto melhor o relacionamento com qualquer parceiro, maior o retorno da conversa. O futuro nasce aí.

 

6. Planejamento

Execute muito bem o hoje. Planeje o amanhã com detalhes. O futuro? Se prepare com o máximo que conseguir. Ele vai privilegiar os mais bem preparados. Quem ainda está mal preparado para o mundo digital, mergulhe. Aproveite o momento e as ofertas de plataformas gratuitas que estão se oferecendo. O maior legado que você terá dessa pandemia será o quanto você se preparou. E o digital, com certeza é o mais valioso de todos.

 

7. Inovação

Não abra sem planejar e implementar novidades. O Cliente estará reticente em relação ao consumo, mas todos buscarão novidades onde eles gostavam de consumir. Não, não é mudar toda a marca. É criar uma nova interface de relacionamento com o Cliente, vitrine, site, e-commerce ou Instagram. É ter pelo menos 5% dos produtos muito diferentes, mais diferentes do que qualquer um, inclusive a sua marca tenha oferecido antes da pandemia.

 

8. Teste, teste, teste

Mais produtos? Menos produtos? Produtos diferentes. Entrega? Entrega diferente? Teste. Se errar pare. Se acertar continue. Ficar parado é proibido. O erro fatal é não tentar. Errar aos poucos e corrigir é fonte de evolução. Lembre-se de que as inovações nem sempre vão dar o melhor resultado no primeiro instante. Insista com as que parecerem estar no caminho certo. Pare de fazer e passe a fazer coisas novas todo dia.

 

9. Ágil

Aprenda sobre esse método. Tempo é tudo, não adianta implementar as coisas como você vinha fazendo antes. A não ser que você já fosse ágil. Há dois vídeos no youtube que falam do que a Spotify fez com relação ao ágil em determinado momento que ajudam muito a dar um primeiro salto nesse novo mundo, caso você ainda não o tenha experimentado. Baixe os vídeos aqui.

 

Pronto, o passo 10 é convidar o Cliente a se conectar com a sua nova marca. Com certeza, depois de percorrer os 9 primeiros passos ele vai ter uma surpresa e, cedo ou tarde, vai voltar a dar preferência ao esforço e dedicação que ele vai encontrar.
Tudo depende de você, líder da sua marca mesmo que não seja o dono ou gerente. Cada um vai construir o pedaço de sucesso que lhe cabe, nesse novo mundo em que vivemos. Faça a sua parte.

Edmour Saiani
Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

Comments: 7

  • Avatar
    Virginia Palacio 28 de maio de 2020 16:29

    Edmour, como energiza, como o sangue corre na veia qdo vemos as muitas possibilidades! Vou encaminhar a meus parceiros! Me reinventar também, loucamente! Sds!

  • Avatar
    Walderes Bello 25 de maio de 2020 10:02

    A dica 8 é ótima. Teste e reteste. Aproveitar o momento para rever produtos e testar novos processos, modelos. Hora de colocar a equipe para inovar em conjunto. Parabéns pelo artigo

  • Avatar
    Ricardo Checchia 22 de maio de 2020 16:30

    Muito bom! Apesar da aparente simplicidade traz no âmago mudanças profundas e desafiadoras para todas as empresas. Mãos a obra

  • Avatar
    Luis Carlos Duarte 22 de maio de 2020 02:21

    Ed, vc continua se atualizando, aproveitando as oportunidades e as repassando para todos os que conseguirem enxergar.
    Parabéns pelos 10 passos.

  • Avatar
    claus jorge suffert 21 de maio de 2020 21:59

    objetivo e sem firulas.
    Gostei

  • Avatar
    Luis Creuz 19 de maio de 2020 15:09

    Parabéns.. Otimo artigo.

    • Avatar
      Leda Borri 1 de junho de 2020 18:44

      Parabéns, muito bom

Post a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas? Fale com a gente pelo

Whatsapp!