Ponto de Referência

5 Passos para proporcionar uma boa experiência ao cliente

Um tópico que vem sendo muito discutido nos últimos tempos e vem ganhando cada vez mais importância é a famosa Customer Experience (CX).

Mas afinal, o que constrói a experiência do Cliente? Temos que ter o foco do Cliente para construir o passo a passo.

O Cliente quer mais. Cada vez mais. Ele quer ter mais, temos que dar um produto diferente, preço e condições de pagamento. Quer ter tempo para fazer mais, temos que dar conveniência. E, pasme, apesar da vocação “paparazzo” que ele tem, ele adora poder elogiar mais, temos que dar carinho.

Então, muita atenção! Reuni para vocês algumas dicas que podem ser aplicada pelas empresas a fim de qualificar esse serviço.

Produto

O alicerce da Experiência é o produto. Clientes precisam, querem e desejam produtos. Clientes que precisam, querem preço. Clientes que querem, precisam de condições de pagamento. E assim vai! As marcas têm que se preocupar em entregar produtos que os Clientes precisem, queiram e desejem.

Ou seja, produtos diferenciados são a maneira eficaz de se economizar dinheiro em marketing para trazer o Cliente de volta para o seu negócio.

Conveniência

É muito importante que a gente se coloque no lugar do Cliente, entenda tudo que o incomoda, e elimine da sua marca. Depois, iniciamos a conversa com o coração do Cliente. Assim sua marca se torna muito conveniente.

Quais canais temos que ter para nos conectarmos com nossos Clientes? Apesar de todos pregarem o tal do omnichannel, prefiro recomendar que tenhamos apenas os canais que consigamos fazer muito bem. Só esses.

Design intrigante e mutante

Design é vital. Fala com os sentimentos racionais. A cor do produto, o apelo da vitrine,  a arrumação do produto, o cheiro do pão assado que chega ao nosso nariz antes mesmo de tenhamos avistado a padaria, apelos para todos os sentidos!

O design atrai o Cliente à marca. Cuidar do design ajuda o Cliente a nos identificar e a nos escolher quando ainda não nos conhece. Quanto mais intrigante melhor!

Para saber mais sobre quem é o seu cliente e como conhecê-lo, clique aqui. 

Entretenimento

Se preparar comida vira programa de televisão por que não poderia virar atenção em sua loja? Contrate uma cozinheira que saiba demonstrar mixers, batedeiras, micro-ondas e experimente o prazer de aumentar as suas vendas – substancialmente.

Não porque algum vendedor mal orientado seu, ficou fungando no cangote do Cliente, ao ser exposto a uma mera demonstração de produto, fica com um sentimento obsessivo de comprar.

Muito do processo de compra tem a ver com extravasar dores, recalques e estresses. Entretenimento alivia muito esses males.

Educação

Se você consegue educar o seu Cliente, ele não esquece a sua marca. Conta o que aprender para todos os amigos que encontra. Há muitas oportunidades de educar. Marcas de calçados infantis podem ajudar a mãe a escolher melhor os brinquedos que vão reforçar a inteligência predominante dos filhos.

O melhor sobre a edução é que quem melhor educa o Cliente tem mais chance de vender produtos diferenciados, aumentar a margem.

Até a próxima,

Edmour Saiani

Edmour Saiani
Edmour Saiani [email protected]

Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em Gestão de Atendimento, Inovação e Tendências.

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