Os 2 maiores pecados de uma franqueadora – Pecado #2

Já falei sobre o Pecado #1: contratar franqueado inadequado. Hoje vou falar do Pecado #2: consultor de franquia incompetente.

 

O sistema de franquias tem uma forma de gerir sem hierarquia explícita. A relação do franqueador com o franqueado é mantida através do personagem consultor de franquias.

Já fiz esse papel e considero que um consultor de franquias competente se capacita para ser Líder da forma mais moderna que o tema recomenda.

Ele não pode mandar. Ele não pode apenas auditar. Ele tem que saber em profundidade tudo o que faz da franquia um sucesso.

Claro, tem que ser absolutamente competente em comunicação, relacionamento e organização.

Ele é vetor de tudo que a franquia sabe para fazer do franqueado o mais competente possível.

Para isso, ele tem que estar presente e a sua presença tem que ser comemorada pelo franqueado. O maior símbolo de vínculo saudável se manifesta quando o franqueado chama o consultor para conversar para aprender com ele.

O Respeito nasce assim. E evolui até construir uma Reputação fantástica, garante Relacionamento produtivo e Resultado crescente. Os nossos 4R´s.

O consultor competente faz tudo isso: leva a marca para o franqueado.

Mas existe uma outra direção no caminho. O consultor de franquia leva o que acontece no local para a marca. Marcas competentes sabem que o que as faz evoluir é o que o Cliente espera dela. Em cada local há uma percepção diferente sobre a marca. Acrescenta ou elimina coisas que gostaria que a marca fizesse ou tivesse. Ou o contrário.

O compromisso é de ser um porta voz em dois sentidos.

O bom consultor faz tudo isso. O não tão bom deixa vazios, deve respostas, não assume compromissos. As pessoas que eu tinha no meu Time quando trabalhava com franquias eram assim; Ele é um digno representante do Líder da franquia.

Quando o consultor não é assim, cria-se um buraco negro. O franqueado acaba procurando uma ponte de safena para garantir que o fluxo não se interrompa. Ou ele fala com alguém da matriz ou vai direto ao fundador.

 

Cuide então desse problema potencial. Tudo vai evoluir muito melhor. Se precisar a gente ajuda.

Pesquisar

Guias

Banner fixo

Pense bem
antes de entrar

sua vida vai se transformar
depois de você conhecer
a gente!

Não se vá ainda!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo que pesquisamos e aprendemos. Compartilhar com você será uma honra.